Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 A 2018
metadata.dc.creator: SOUSA, Felipe Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVEIRA, Andréa Pereira
Issue Date: 3-Feb-2022
Citation: SOUSA, Felipe Ramos de. Produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) no eixo educação física e esportes adaptados, de 2014 A 2018. Orientadora: Andréa Pereira Silveira . 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4215. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a produção científica do Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE, no período de 2014 a 2018, dentro do Eixo Educação Física e Esportes Adaptados. A metodologia utiliza a abordagem qualitativa por meio da elaboração de um estado da arte. Os resultados apontam que as produções configuram-se nas 5 categorias temáticas seguintes: metodologias de ensino-aprendizagem, práticas da cultura corporal, formação docente, revisões da literatura e práticas sociais, nas quais é possível perceber a importância em fundamentar a Educação Física em moldes inclusivos e também permitem visualizar as dificuldades encontradas no campo pesquisado a partir das categorias encontradas. Nesse ínterim, consideramos que as produções vêm elucidando como a formação de professores de Educação Física em uma perspectiva inclusiva contribui para o aprimoramento do próprio docente enquanto profissional, possibilitando maior acessibilidade das pessoas com e sem deficiência a práticas corporais, e consequentemente para o desenvolvimento destes alunos.
Abstract: This study was conducted with the aim of analyzing the scientific production of the Brazilian Congress of Special Education – CBEE, in the period from 2014 to 2018, within the Axis Physical Education and Adapted Sports. The methodology uses the qualitative approach, through the elaboration of a state of the art. The results indicate that the productions are configured in the following 5 thematic categories: teaching-learning methodologies, body culture practices, teacher training, literature reviews and social practices, in which it is possible to perceive the importance of basing Physical Education in inclusive ways and also allows to visualize the difficulties encountered in the field researched from the categories found. In the meantime, we consider that the productions have been elucidating how the training of Physical Education teachers in an inclusive perspective contributes to the improvement of the teacher himself as a professional, enabling greater accessibility of people with and without disabilities to body practices, and consequently to the development of these students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Educação física
Inclusão
Congresso Brasileiro de Educação Especial
Esportes adaptados
Metodologias de ensino-aprendizagem
Práticas da cultura corporal
Formação docente
Physical education
Inclusion
Brazilian Congress of Special Education
Adapted Sports
Teaching-learning methodologies
Body culture practices
Teacher training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProducoesCientificasCongresso.pdf562,86 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons