Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua
metadata.dc.creator: FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano
metadata.dc.contributor.advisor1: MOREIRA, Fátima de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8563-6750
Issue Date: 7-Oct-2021
Citation: FIGUEIREDO, Isabela Milena Cassiano. O currículo da educação física na Educação de Jovens e Adultos (EJA): possibilidades e desafios de uma escola da periferia do município de Ananindeua. Orientadora: Fátima de Souza Moreira. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4213. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo analisar como é desenvolvido o currículo da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual. A partir de referências que corroboram o desenvolvimento da temática, analisamos a EJA, enquanto modalidade de ensino pertencente à Educação Básica no Brasil, por meio da perspectiva Freireana, compreendendo o papel da EF enquanto componente curricular obrigatório da EJA, observando o processo dos conteúdos da EF na modalidade e a forma como alunos da EJA se relacionam com estes conteúdos durante as aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos, professor e coordenadora pedagógica, das turmas da EJA da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, localizada em Ananindeua-PA. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o trato com a escolha e a forma como os conteúdos são abordados influenciam a participação dos alunos nas aulas, e que existe um centralismo asfixiante na esportivização das práticas e na lógica de promoção da saúde nas atividades dentro do ambiente escolar. Esses resultados refletem uma necessidade de reformulação dos instrumentos legais e do currículo da EJA, bem como uma mudança de abordagem dos conteúdos da EF dentro da escola e na EJA, a fim de torná-los instrumentos para a formação social dos alunos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Educação física
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Currículo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ CurriculoEducacaoFisica.pdf523,26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons