Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4211
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Estêvão José da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650519445162390pt_BR
dc.creatorPOMPEU, Francilene das Graças Coelho-
dc.creatorSILVA, Natalina Ressurreição da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0481914497975530pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-18T19:56:00Z-
dc.date.available2022-07-18T19:56:00Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationPOMPEU, Francilene das Graças Coelho; SILVA, Natalina Ressurreição da. Proposta de intervenção urbanística na cidade de Benevides - PA: padronização de calçadas do Centro Comercial. Orientador: Estêvão José da Silva Barbosa. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Geoprocessamento) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4211. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4211-
dc.description.abstractWalking is the oldest and most recurrent means of transportation in the world, besides being a healthy habit. Despite this, people walk less and less because the sidewalks, roads through which people walk, are real obstacles, especially for the elderly and people with disabilities. The quality of sidewalks can be enhanced, not only to attract more pedestrians, but also to become a pleasant space, where people want to be and live together. Within this problem, the present work aimed to identify mobility problems on sidewalks in the city of Benevides, located in the Metropolitan Region of Belém, in the state of Pará more precisely in the commercial center of the city, specifically around the municipal market and ancient bus station. For the site, an urban intervention project was elaborated using geoprocessing techniques as an aid in obtaining information about urban space, and propose changes in the direction of construction and adequacy of standardized sidewalks to favor mobility.en
dc.description.resumoAndar a pé é o meio de transporte mais antigo e o mais recorrente em todo o mundo, além de ser um hábito saudável. Apesar disso, as pessoas caminham cada vez menos porque as calçadas, vias por onde as pessoas caminham, são verdadeiros obstáculos, principalmente para idosos e PcD’s. A qualidade das calçadas pode ser potencializada, não apenas para atrair mais pedestres, mas também para tornar-se um espaço agradável, onde as pessoas querem estar e conviver. Dentro dessa problemática o presente trabalho teve como objetivo identificar os problemas de mobilidade em calçadas na cidade de Benevides, localizada na Região Metropolitana de Belém, no estado do Pará mais precisamente no centro comercial da cidade, especificamente no entorno do mercado municipal e estação rodoviária. Para o local foi elaborado uma proposta de intervenção urbanística usando técnicas de geoprocessamento como auxílio na obtenção de informações sobre o espaço urbano, e proposição de mudanças no sentido de construção e adequação de calçadas padronizadas para favorecer a mobilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2022-07-18T19:55:44Z No. of bitstreams: 5 Artigo_PropostaIntervencaoUrbanistica.pdf: 1749842 bytes, checksum: 88de6078b42e8531e9098ce6f5c7426c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1887 bytes, checksum: b085b34e3a936aaa9f87e70026a02bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2022-07-18T19:56:00Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Artigo_PropostaIntervencaoUrbanistica.pdf: 1749842 bytes, checksum: 88de6078b42e8531e9098ce6f5c7426c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1887 bytes, checksum: b085b34e3a936aaa9f87e70026a02bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-18T19:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Artigo_PropostaIntervencaoUrbanistica.pdf: 1749842 bytes, checksum: 88de6078b42e8531e9098ce6f5c7426c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1887 bytes, checksum: b085b34e3a936aaa9f87e70026a02bc8 (MD5) Previous issue date: 2022-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana de Belémpt_BR
dc.subjectMobilityen
dc.subjectGeoprocessingen
dc.subjectMetropolitan Region of Belémen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApt_BR
dc.titleProposta de intervenção urbanística na cidade de Benevides - PA: padronização de calçadas do Centro Comercialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
Appears in Collections:Curso de Geoprocessamento - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PropostaIntervencaoUrbanistica.pdf1,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons