Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4204
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
metadata.dc.creator: SOUSA, Luciane dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Arthur da Costa
Issue Date: 12-Feb-2020
Citation: SOUSA, Luciane dos Santos. Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4204. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A educação vem sofrendo grandes mudanças metodológicas que são apontadas como tendências de ensino. Dentre estas, destaca-se a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação adotando os softwares educacionais que potencializam a visualização e a experimentação na construção de conceitos matemáticos. Mas para isto é necessário escolher softwares adequados e uma metodologia capaz de tirar proveito das características positivas do computador. O presente trabalho tem como tema “Ensino-Aprendizagem da Função Quadrática Usando o Geogebra”, e como objetivo geral saber se o Software Geogebra facilita a aprendizagem dos alunos sobre a função quadrática e dos seus gráficos. Para isto, desenvolveu-se um embasamento bibliográfico de diferentes autores na área da informática e sobre o Geogebra, além de uma pesquisa de campo fazendo uma análise qualitativa descritiva. Desta forma, constatar se o uso do software GeoGebra pode representar uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem da função quadrática e de seus gráficos possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos.
Abstract: Education has undergone major methodological changes that are identified as teaching trends. Among these, the use of Information and Communication Technologies stands out, adopting educational softwares that enhance visualization and experimentation in the construction of mathematical concepts. But for this it is necessary to choose suitable software and a methodology capable of taking advantage of the positive characteristics of the computer. The present work has as its theme “Teaching-Learning the Quadratic Function Using Geogebra”, and as a general objective to know if the Geogebra Software facilitates students' learning about the quadratic function and its graphs. For this, a bibliographical basis was developed by different authors in the area of information technology and on Geogebra, in addition to a field research making a qualitative descriptive analysis. In this way, see if the use of the GeoGebra software can represent an important methodology for the teaching-learning of the quadratic function and its graphs, enabling students to have a meaningful and interesting learning, which leads them to understand mathematical concepts.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Função quadrática
Geogebra
Quadratic function
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoAprendizagemFuncao.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons