Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4202
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
metadata.dc.creator: SILVA JUNIOR, Jose Wilson da
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 18-Feb-2020
Citation: SILVA JUNIOR, Jose Wilson da. A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4202. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo identificar possíveis indícios de transtorno de Discalculia em estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Publica, na perspectiva de fazer um prédiagnóstico. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre a atuação do professor e as dificuldades dos estudantes em relação à Matemática e como este assunto está banalizado, promovendo assim uma acomodação e tornando mais difícil a identificação de possíveis transtornos de aprendizagem. Deste modo, partimos da pergunta norteadora: Que indícios de Discalculia podem ser percebidos em uma turma do Ensino Médio? Iniciamos esta pesquisa pelo levantamento das teorias que discutem a temática investigada, fazendo dos estudos realizados por esses teóricos a fundamentação das discussões postas na construção deste texto. O estudo foi realizado em uma turma com dezesseis estudantes do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Castanhal-PA. Para o levantamento das informações, fizemos uso de um teste de Discalculia, e observação em campo. As análises dos dados foram feitas a partir das respostas dadas pelos sujeitos envolvidos e fundamentadas pelas teorias referenciadas na introdução. Os resultados dessas análises apontam que no contexto estudado, do total de 16 estudantes que participaram da pesquisa, constatamos que cinco deles apresentam indicativos de Discalculia. Assim, consideramos relevante discutir acerca dessa temática desde a graduação, pois quanto mais conhecimento os professores em formação obtiverem acerca desta temática, maior será a probabilidade de identificar esses transtornos e contribuir para um diagnóstico.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Distúrbios da aprendizagem
Discalculia
Learning disabilities
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiscalculiaTranstornoAprendizagem.pdf877,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons