Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4195
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro
metadata.dc.creator: MELO, Felipe Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Siméia de Nazaré
Issue Date: 4-Jul-2022
Citation: MELO, Felipe Araújo de. A história em corpos interpretativos : o ensino de História pela dança e o teatro. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4195. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.
Abstract: The objective of this study is to reflect on the production of a methodology for teaching history through dance and theater. This research was developed from the extension project "Teacher Training Processes: Teaching and Learning Actions in History", at the Federal University of Pará - UFPA. The focus of the project was to give history tutoring using new teaching resources such as music, didactic games, and audiovisual materials. The dynamics consisted in accompanying the teacher or teacher responsible for the class, identifying the content being worked on, and during the teachers' vacant schedules, offering the tutoring classes. This research was developed in the period 2018-2021, and targeted the institution Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, in the city of Ananindeua/Pará. During the course of the research, two pilot experiences were carried out, which provided the application of history teaching through dance and theater. Through the ethnography of the teaching practice, as a methodology, it was possible to develop several registers such as field diaries, photographs, and drawings, which listed the students' bodies as an object of investigation and became a source of analysis to understand the school routine and its implications in the application of the methodological proposal. The research takes into consideration: What knowledge is necessary to teach history through dance and theater; School Culture, Body Controls and Subversions, the body at school; and finally, Historical Consciousness through Dance and Theater. In this research, teacher education is also problematized, instigating that training courses for future history teachers understand the need for an interdisciplinary curriculum between history, dance, and theater. What is addressed here is a history teaching based on the practice of the dancing and theatrical body, in which knowledge is developed together with the students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Keywords: Ensino de História
Consciência histórica
Dança
Teatro
History teaching
Historical awareness
Dance
Theater
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: Disponível na internet via Sagitta
metadata.dc.source.uri: PRODUTO Vídeo https://drive.google.com/drive/folders/19wXrlnphB677xXQAKUbgBZVggEN-VPex
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HistoriaCorposInterpretativos.pdf1,78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons