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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Letramento funcional em saúde de usuários da atenção primária de Altamira - PA
metadata.dc.creator: LIMA, Rafael Ileus Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: DAMASCENO, Osvaldo Correia
Issue Date: 16-Nov-2021
Citation: LIMA, Rafael Ileus Monteiro. Letramento funcional em saúde de usuários da atenção primária de Altamira - PA. Orientador: Osvaldo Correia Damasceno. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4194. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Letramento Funcional em Saúde (LFS) refere-se ao conhecimento, motivação e competência dos pacientes em acessar, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde, de forma a realizar julgamentos e tomar decisões cotidianas. Diante deste cenário, mensurar o letramento em saúde (LS) é necessário por viabilizar a possibilidade de construir propostas de intervenções adequadas e sensíveis às condicionantes específicas das populações e logo melhorar os resultados em saúde. Este trabalho buscou analisar o nível de letramento funcional em saúde (LFS) de usuários da atenção primária na área urbana de Altamira-PA. Métodos: Estudo transversal no qual a coleta de dados ocorreu entre agosto de 2018 e dezembro de 2019 em 12 USF da área urbana. O cálculo amostral foi realizado a partir da população urbana de Altamira registrada pelo Censo de 2010. Utilizou-se intervalo de confiança de 95% com margem de erro de 5% e prevalência de achados de 50% em uma população semelhante, encontrando assim o valor de 382. Os participantes foram entrevistados a fim de coletar informações sobre dados sociodemográficos, sendo posteriormente aplicado um questionário baseado na versão brasileira do Short Test of Functional Health Literacy (S-TOFHLA), sendo este um instrumento utilizado para mensuração do LFS. O coeficiente de correlação de Pearson, o teste Qui-Quadrado, o teste G e o odds ratio foram utilizados para verificar a relação entre a pontuação do S-TOFHLA e os dados sociodemográficos. Além disso, uma análise de regressão múltipla foi realizada para predizer os fatores que interferem no LFS. Por fim, o teste ANOVA buscou diferenças entre o nível de LFS dos usuários nas USF analisadas. Resultados: 400 participantes foram incluídos no estudo, desses, 59% apresentaram LFS adequado, 16.5% limítrofe e 24.5% inadequado. As variáveis grau de escolaridade, idade e renda foram associadas ao LFS na população estudada, sendo que predizem, respectivamente em 46%, 26% e 17% do desempenho no teste S-TOFHLA. Baixa escolaridade e baixa renda aumentam o risco de indivíduos possuírem LFS insatisfatório em 5 e 4 vezes, nessa ordem. Enfim, foram encontradas diferenças entre os níveis de LFS dos usuários das USF analisadas. Conclusões: A população da área urbana de Altamira apresentou alta prevalência de LFS insatisfatório. Então, no intuito de aumentar os resultados satisfatórios em saúde, os profissionais da região devem adequar as suas formas de comunicação e linguagem às necessidades dos usuários das USF, observando que a adequação da equipe pode trazer melhorias para o entendimento das informações e oportunizar melhores condições de recuperação e autocuidado em saúde.
Abstract: Functional Health Literacy (LFS) refers to the knowledge, motivation and competence of patients to access, understand, evaluate and apply health information, in order to make judgments and make everyday decisions. In view of this scenario, measuring this health literacy (LS) is necessary because it makes possible the possibility of constructing proposals for calls and the specific conditions of populations and improving health results. This project seeks to analyze the functional health literacy level (FHL) of primary care users in the urban area of Altamira-PA. Method: Cross-sectional study which the data collections occurred between August 2018 and December 2019 in 12 FHU of urban area. The participants were interviewed to collect sociodemographic data’s information, was later applied a questionnaire based on Brazilian version of Short Test of Functional Health Literacy (S-TOFHLA), which is used as an instrument to FHL measurement. The Pearson’s correlation coefficient, the Qui-Square test, the G test, and the odds ratio were used to verify the correlation between S-TOFHLA punctuation and the sociodemographic data. Furthermore, a multiple regression analysis was made to predict the factors which affect in FHL. Finally, the ANOVA test has sought differences between the FHL users’ level in the family healthcare units analyzed. Results: 400 participants were included in the study, 50% presented adequate FHL, 16.5% bordering and 24.5% inadequate. The variable level of schooling, age and income were associated to FHL in the population who was studied, they predict, respectively in 46%, 26% and 17% of the performance in the S-TOFHLA test. The individuals low schooling and low income increase the risk of having unsatisfactory FHL in 5 and 4 times, in this order. Finally, differences between the users’ FHL level of the FHU were found. Conclusion: The urban area population of Altamira presented high unsatisfactory FHL prevalence. Therefore, with the aim to increase the positive health results, the region healthcare professionals must adapt their ways of communication and language to the FHU users’ needs, observing that the group adequacy can bring improvements to understanding information and give best conditions of cure and self-care.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Keywords: Letramento em saúde
Atenção primária à saúde
Saúde pública
Health literacy
Primary health care
Public health
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Medicina - CALTA

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