Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio
metadata.dc.creator: BATISTA, Neilson Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: THIJM, Gerlândia de Castro Silva
Issue Date: 17-Dec-2018
Citation: BATISTA, Neilson Martins. A internet como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no segundo ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4192. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa, descritiva que teve como principal objetivo compreender de que modo a internet pode ser empregada como ferramenta metodológica no ensino da matemática. Para isso foi realizado um estudo de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Maroja Neto, na cidade de São Domingos do Capim, Pará, desenvolvido em duas etapas: entrevistas com professores e alunos e processo de intervenção com a utilização de vídeo-aulas A escolha do tema aconteceu em virtude das dificuldades apresentadas por alunos quanto a aprendizagem de conteúdos matemáticos e por sua predisposição em usar a internet e as redes sócias, configurando possíveis ferramentas para o auxílio metodológico desses alunos. Foi possível constatarmos que a internet pode auxiliar como ferramenta para o ensino da matemática, no entanto, o processo de planejamento deve levar em conta tanto os objetivos educacionais, como as escolhas metodológicas e o processo de avaliação associando-os ao uso da ferramenta, para que ela não sirva apenas como distração
Abstract: The work results from a qualitative, descriptive research whose main objective was to understand how the Internet can be used as a methodological tool in the teaching of mathematics. For that, a field study was carried out at the State School of Elementary and Middle School Dr. Maroja Neto, in the city of São Domingos do Capim, Pará, developed in two stages: interviews with teachers and students and intervention process using video The choice of topic was due to the difficulties presented by students regarding the learning of mathematical contents and their predisposition to use the internet and social networks, configuring possible tools for the methodological assistance of these students. It was possible to verify that the internet can help as a tool for teaching mathematics, however, the planning process should take into account both the educational objectives, the methodological choices and the evaluation process associating them with the use of the tool, to that it does not just serve as a distraction.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Internet
Ensino médio
Mathematics - Study and teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InternetFerramentaMetodologica.pdf964,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons