Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4190
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso de materiais manipuláveis e as atividades lúdicas no ensino de regras de três simples
metadata.dc.creator: COSTA, Adanilson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
Issue Date: 11-Dec-2019
Citation: COSTA, Adanilson da Silva. O uso de materiais manipuláveis e as atividades lúdicas no ensino de regras de três simples. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4190. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar as contribuições da utilização de um ábaco no processo de Ensino e Aprendizagem de regra de três simples. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre como a Matemática da sala de aula é vista muitas vezes somente como a disciplina de decorar e aplicar fórmulas, o que não atrai a maioria dos estudantes. Pensamos também na importância de se trabalhar esta problemática com o intuito de desmitificar essas ideias que estão presentes na realidade escolar e abordamos esta problemática através do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, envolvendo a ludicidade. Deste modo, iniciamos com o aporte teórico do tema, no qual nos embasamos principalmente nas teorias de Deneca e Pires (2008), Lapa (2017), Ottesbach e Pavanelo (2007) e Vale (2002), além de discutir as recomendações presentes na Base Nacional comum Curricular (2018). O estudo foi realizado na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém-PA, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Para o levantamento de informações, utilizamos a pesquisa de campo, além de questionários e a observação, assim como registros em vídeos e imagens. A análise das informações foi feita a partir de algumas respostas dos alunos, coletadas por meio dos questionários. Os resultados revelam que a metodologia escolhida para a realidade pesquisada foi satisfatória no que tange o ensino e a aprendizagem dos alunos, pois contribui para esse processo de maneira em que os alunos, juntamente com a mediação do professor, se tornem participantes ativos na construção do conhecimento, além de colaborar para uma aula mais dinamizada, interativa, divertida e lúdica, diversificando assim as metodologias usadas comumente em sala de aula.
Abstract: This paper presents the results of a qualitative research, which aimed to analyze the contributions of the use of an abacus in the process of teaching and learning three simple rules. The motivation for this study came from reflections on how classroom mathematics is often viewed only as the discipline of decorating and applying formulas, which does not appeal to most students. We also think about the importance of working on this problem in order to demystify these ideas that are present in the school reality and address this problem through the use of manipulable materials in mathematics teaching, involving playfulness. Thus, we begin with the theoretical contribution of the theme, which is based mainly on the theories of Deneca and Pires (2008), Lapa (2017), Ottesbach and Pavanelo (2007) and Vale (2002), besides discussing the recommendations present in Common National Curriculum Base (2018). The study was carried out in Mosqueiro Island, Belém-PA district, in a ninth-grade elementary school class. For information gathering, we used field research, as well as questionnaires and observation, as well as video and image records. The analysis of the information was made from some student responses, collected through the questionnaires. The results show that the methodology chosen for the researched reality was satisfactory regarding the teaching and learning of the students, as it contributes to this process so that the students, together with the teacher's mediation, become active participants in the construction of the project. knowledge, besides contributing to a more dynamic, interactive, fun and playful class, thus diversifying the methodologies commonly used in the classroom.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Regra de três
Ensino - Meios auxiliares
Ábaco
Ludicidade
Rule of three
Teaching - Aids and devices
Abacus
Playfulness
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UsoMateriaisManipulaveis.pdf935,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons