Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4186
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Software Geogebra na exploração de geometria fractal por meio da modelagem matemática
metadata.dc.creator: LOBO, Rafaeli Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Roberta Modesto
Issue Date: 4-Dec-2019
Citation: LOBO, Rafaeli Pereira. Software Geogebra na exploração de geometria fractal por meio da modelagem matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4186. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência referente a atividade de prática pedagógica desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio. Com o objetivo de analisar os subsídios que a Modelagem Matemática por meio do software Geogebra possibilita na otimização do ensino de conteúdos matemáticos envolvidos na Geometria Fractal. Para a realização do estudo foi desenvolvido uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos a partir de atividades de modelagem desenvolvida em torno de construções de fractais no Geogebra, como por exemplo, curva de Koch, triângulo de Sierpinski entre outras. As ações realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática com a utilização do software Geogebra proporcionaram conexões com os conteúdos matemáticos, criando meios para o aprimoramento dos conhecimentos, constituindo um processo interligado entre construções dos Fractais realizadas no Geogebra e os conteúdos Matemáticos mediados ou adquiridos por meios da Modelagem Matemática.
Abstract: This work presentes na experience report regarding the pedagogical practice activity developed with third year high school students. In order to analyze the sbsidies that Mathematical Modeling through Geogebra software enables in the optmization of the teaching of mathematicl contentes involved in Fractal GEometry. For the study, a qualitative research was developed, whose data were produced from modeling activities developed around Geogebra fractal construtions, such as Koch curve, Sierpinski triangle and others. The actions performed thought the use of Mathematical Modeling with the use of Geogebra software provided connections with mathematical contentes, creating means for the improvement of knowledge, constituing na interconnected process between Fractal constructions performed in Geogebra and Mathematical contentes mediated or acquired by Geogebra means of Mathematical Modeling.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Modelagem matemática
Geometria fractal
Geogebra
Methematical modeling
Fractal geometry
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SoftwareGeogebraExploracao.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons