Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4183
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
metadata.dc.creator: PANTOJA, Brendo Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: THIJM, Gerlândia de Castro Silva
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: PANTOJA, Brendo Monteiro. Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4183. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o ensino da trigonometria nas escolas, fazendo relação com as metodologias do campo da educação matemática. Tem como objetivo principal descrever as práticas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo e levantar as dificuldades envolvidas neste processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que utilizou como principal instrumento de coleta a entrevista, analisada à luz da bibliografia pertinente. Propõem-se questões sobre como o aluno e o professor lidam com as mudanças do atual contexto e quais as dificuldades que eles encontram para ensinar e aprender trigonometria com um olhar para o ensino médio. Dentre as principais dificuldades elencadas por estudantes no aprendizado da trigonometria está o fato de não saberem sobre como lidar com a parte algébrica. Estas dificuldades aumentam por não terem um trabalho pedagógico que se utilize de diferenciadas metodologias com o propósito de propiciar a aprendizagem.
Abstract: This work addresses the teaching of trigonometry in schools, making the relationship with the methodologies of the field of mathematical education. Its main objective is to describe how methodological practices in the teaching-learning process of this content and raise as difficulties in this process. For this, a qualitative exploratory research was conducted, which used as the main instrument for collecting interviews, analyzed in the light of the relevant bibliography. Ask yourself questions about how the student and teacher deal with changes in the current context and what difficulties they can use to learn and learn trigonometry with a look at high school. Among the main difficulties listed by students in learning trigonometry is the fact that they do not know how to deal with a part of the factory. These difficulties increased by not having a pedagogical work that uses different methodologies in order to provide learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Trigonometria - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Trigonometry - Study and teaching
Student teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasMetodologicasEnsinar.pdf935,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons