Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4181
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Mobilizações científicas: provocações à docência
metadata.dc.creator: ROCHA, Luana Costa da
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: ROCHA, Luana Costa da. Mobilizações científicas: provocações à docência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4181. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é apresentado na estrutura de um portfólio acadêmico e faz destaque às Mobilizações Científicas para assim realizar provocações quanto a Docência em meio a Licenciatura em Matemática. Nesta escritura, são apresentadas três produções científicas desenvolvidas durante minha trajetória acadêmica, entre os anos de 2016 a 2019, no curso de Licenciatura em Matemática, amparando-se na Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018, que aprova a proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, quanto a formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade publicação. A primeira produção expõe a perspectiva de ensino da Etnomatemática a partir de uma investigação in locus, em que ressalta a relação do indivíduo com a Matemática e a influência que a cultura exerce. Já a segunda e terceira produções surgem a partir de reflexões sobre o ensinar-aprender-ensinar a Matemática no curso de Licenciatura em Matemática. A elaboração deste trabalho visou o entrelaçamento dos conteúdos dos textos científicos pensando na constituição do ser estudante e ser-docente, buscando, também, resSignificar as produções científicas apresentadas em eventos acadêmicos em que se discute Matemática e Educação Matemática.
Abstract: This work is presented in the structure of an academic portfolio and highlights the Scientific Mobilizations in order to carry out provocations regarding Teaching through the Mathematics Degree. In this writing are presented three scientific productions developed during my academic career, from 2016 to 2019, in the Mathematics Degree course, based on Resolution No. 5,044, of May 17, 2018, which approves the Project Proposal Pedagogical of the Mathematics Degree Course (PPP), of the Castanhal Campus, regarding the formulation of the Course Conclusion Work (CCW) in the publication mode. The first production exposes the perspective of teaching Ethnomathematics from an in locus investigation, which emphasizes the relationship of the individual with Mathematics and the influence that culture exerts. The second and third productions arise from reflections on the teach-learnteach mathematics in the degree course in mathematics. The elaboration of this work aimed at the interconnection of the contents of the scientific texts thinking about the constitution of the student-being and teacher-teaching, also seeking to resignificant the scientific productions presented in academic events in which Mathematics and Mathematics Education are discussed.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Produção científica
Pesquisa
Mathematics - Study and teaching
Scientific production
Research
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MobilizacoesCientificasProvocacoes.pdf3,7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons