Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4180
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 11-Dec-2019
Title: A inserção da educação financeira no 1º ano do ensino médio a partir de um olhar matemático
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Albert Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
Citation: RODRIGUES, Albert Barbosa. A inserção da educação financeira no 1º ano do ensino médio a partir de um olhar matemático. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4180. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação tem como objetivo geral analisar como a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio pode auxiliar na constituição de consumidores conscientes, articulando com conhecimentos matemáticos em uma escola localizada no município de Santo Antônio do Tauá/Pa. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação com abordagem qualitativa em que preliminarmente foi feita uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico, e em seguida uma pesquisa de campo em que foram aplicados questionários em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação a Educação Financeira e seus hábitos de consumo. Aplicou-se ainda um plano de aula de inserção desse tema, em que foram apresentados conceitos relacionados a essa temática. Por meio dos resultados verificou-se que a maioria dos estudantes nunca teve contato com a Educação Financeira e que a pesquisa de preços pode contribuir para a construção de consumidores conscientes. A Educação Financeira articulada com a Matemática pode levar aos estudantes um aprendizado prático e significativo, a pesquisa também possibilitou desenvolver aos estudantes a construção de hábitos que melhorem a relação deles com o dinheiro, tornando-se cidadãos conscientes de suas escolhas. Assim, a Educação Financeira é importante para a sociedade, pela relevância social que ela se propõe
Abstract: This research aims to analyze how the insertion of Financial Education in High School can help in the constitution of consumers conscious, articulating with mathematical knowledge in a localized school in the municipality of Santo Antonio do Tauá / Pa. To this end, was made a research with a qualitative, approach a preliminary analysis was made bibliographical research for the theoretical basis, and then a search of field questionnaires were applied to two classes in the first year of the High school, in order to identify students' previous knowledge in relation to Financial Education and its consumption habits. Applied a plan for the insertion of this theme, in which concepts were presented related to this theme. Through the results it was found that most of the students never had contact with Financial Education and that the research of Pricing can contribute to building conscious consumers. The Education Finance articulated with Mathematics can lead students practical and meaningful learning, the research also made it possible for students to develop habits that improve their relationship with money, becoming citizens aware of their choices. So financial education is important to society, for the social relevance it proposes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Educação financeira
Ensino médio
Financial literacy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InsercaoEducacaoFinanceira.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons