Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4177
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
metadata.dc.creator: SOUZA, Carolina Rodrigue de
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Roberta Modesto
Issue Date: 9-Dec-2019
Citation: SOUZA, Carolina Rodrigue de. O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4177. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar a Modelagem Matemática enquanto estratégia metodológica no ensino da Matemática, desenvolvida dentro de um contexto estudantil que descreve e lida com problemas reais. O trabalho objetivou discutir o fazer Modelagem Matemática do curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada com um grupo de 13 estudantes, todos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, no contexto de um curso de Modelagem Matemática desenvolvidos no âmbito do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM). Usando tecnologias manuais e digitais, buscamos expor a matemática presente na resolução do problema simetria na natureza, trabalhando com um elemento natural: flores. Dentro das condições e ferramentas disponíveis o software Geogebra foi uma ferramenta potencialmente significativa para o processo de Modelagem Matemática, pois facilitou a obtenção dos resultados e demonstração de simetria ou não simetria das flores sorteadas.
Abstract: This paper arose from the need to think about Mathematical Modeling as a methodological strategy in the teaching of Mathematics, developed within a student contexto that describes and delas with real problems. The work aimed to discuss the mathematical modeling of students, in initial education. This research is qaulitative, conducted with a group of 13 students, all students of the Mathematics Degree course, in the contexto of a Mathematical Modeling course developed within the Experimental Laboratory of Mathematical Modeling. (LEMM). Using manual and digital Technologies, we seek to espose the mathematics presente in solving the symmetry problem in nature, working with a natural elemento: flowers. Within the available conditions and tools the Geogebra software was a potentially significant tool for the Mathematicl Modeling process, as it facilited the obtaining of results and demonstration of symmetry or non-symmetry of the seceted flowers.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Modelagem matemática
Simetria (Matemática)
Geogebra
Mathematical modeling
Symmetry (Mathematics)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FazerModelagemMatematica.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons