Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4176
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Explorando as operações básicas da matemática: limites e possibilidades
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Fernando Gleison de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Maria Eliana
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: RIBEIRO, Fernando Gleison de Jesus. Explorando as operações básicas da matemática: limites e possibilidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4176. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi produzido a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, motivado pela indagação: De que maneira o professor pode viabilizar o ensino e aprendizagem das operações básicas para a compreensão dos estudantes? Para esta indagação objetivamos buscar estratégias metodológicas que auxiliem professores e alunos na operacionalização das operações básicas. Para o qual fez-se necessário conhecer alguns métodos didáticos para o ensino e aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Assim, foi realizada uma pesquisa com 48 alunos de uma escola da rede estadual de educação do município de Castanhal/PA, onde foram entrevistados 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental e 24 alunos do 1º ano do ensino médio, cada aluno respondeu 12 perguntas de múltiplas escolhas e quatro perguntas com resoluções matemáticas, na qual cada uma era referente a uma operação básica. Os dados coletados na pesquisa mostram que a maior dificuldade dos alunos em conteúdos matemáticos está na falta de domínio das operações básicas, em especial a divisão.
Abstract: This Course Conclusion Paper (CBT) was produced from a qualitative approach field research, motivated by the question: How can the teacher enable the teaching and learning of basic operations for the understanding of students? For this question we aim to seek methodological strategies that help teachers and students in the operationalization of basic operations. For which it was necessary to know some didactic methods for teaching and learning the four basic operations of mathematics. Thus, a survey was conducted with 48 students from a school of the state education network of the city of Castanhal / PA, where were interviewed 24 students of 7th grade and 24 students of the 1st grade, each student answered 12 questions. multiple choice and four questions with mathematical resolutions, each of which referred to a basic operation. The data collected in the research show that the greatest difficulty of students in mathematical content is the lack of mastery of basic operations, especially the division.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExplorandoOperacoesBasicas.pdf2,86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons