Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4174
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental
metadata.dc.creator: LOPES NETO, Alexandre Alfaia
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 5-Dec-2019
Citation: LOPES NETO, Alexandre Alfaia. Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4174. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez, Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares. Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Estudantes surdos
Língua brasileira de sinais
Surdez
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Deaf students
Brazilian Sign Language
Deafness
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoAprendizagemMatemática.pdf515,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons