Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4171
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino da análise real: metodologias utilizadas por professores formadores da licenciatura em matemática
metadata.dc.creator: BARCELOS, Thiago Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 5-Dec-2019
Citation: BARCELOS, Thiago Silva. Ensino da análise real: metodologias utilizadas por professores formadores da licenciatura em matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4171. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta é uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar as metodologias utilizadas por professores formadores para ensinar Análise Real aos professores em formação do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará, do Campus de Castanhal. O estudo foi realizado com 5 professores em formação do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada em estudos já realizados e pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário com questões semiestruturadas, que intencionou buscar informações acerca das práticas metodológicas utilizadas pelos professores formadores e as dificuldades encontradas pelos professores em formação para aprender conteúdos de Análise Real. Os resultados apontam que cada professor em formação investigado, tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na disciplina de Análise Real, por conta das metodologias utilizadas pelos professores formadores. No entanto, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes resultados contribuem para a compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores formadores, ficando evidenciado que os professores formadores que ministram esta disciplina, não têm domínio e nem fazem uso de metodologias que sejam favoráveis para a aprendizagem dos conteúdos da Análise Real pelos professores de Matemática em formação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Análise real - Estudo e ensino
Aprendizagem
Real analysis - Study and teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoAnaliseReal.pdf442,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons