Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática
metadata.dc.creator: BENJAMIM, Sâmia Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Issue Date: 2-Dec-2019
Citation: BENJAMIM, Sâmia Costa. Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos avaliativos no ensino da matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4163. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz como temática o estudo da Avaliação da Aprendizagem, tendo como foco os métodos e os instrumentos avaliativos utilizados no ensino das disciplinas de Matemática. A avaliação implementada na atualidade, de cunho classificatório precisa ser modificada, para que se cumpra o real papel da avaliação escolar, de melhorar a qualidade da educação, fazendo-se necessário debater sobre a importância de avaliar a aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa realizada é de natureza básica, analítico-descritiva, utilizando de procedimentos bibliográficos e observacionais e, com o objetivo de analisar métodos e instrumentos utilizados por professores de Matemática para avaliar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio em uma escola pública do município de Castanhal/PA. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas realizada com 4 professores de Matemática e de questionários com questões semiestruturadas e de múltipla escolha aplicado a 79 estudantes do Ensino Médio de uma escola da cidade de Castanhal no estado do Pará. Após a análise dos dados obtidos, constatamos que tanto os professores quanto os estudantes que participaram da pesquisa, não acreditam que um único período avaliativo seja suficiente para determinar se ocorreu ou não o aprendizado e, que mudanças deveriam ocorrer nos atuais métodos utilizados para avaliar, deixando de ser compreendido como um período, para ser visto como um processo contínuo e permanente. Conclui-se que se faz necessário fomentar debates sobre Avaliação da Aprendizagem desde o processo de formação inicial de professores, para que mudanças ocorram nos métodos avaliativos e que essas alterações possam ser postas em prática com o intuito de melhorias na qualidade da educação para todos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem - Avaliação
Mathematics - Study and teaching
Learning - Evaluation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoAprendizagemMetodos.pdf950,74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons