Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4162
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inconformidades pedagógicas do/da professor/a que ensina matemática nos anos iniciais
metadata.dc.creator: MORAIS, Tamires Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Maria Eliana
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
Issue Date: 11-Oct-2021
Citation: MORAIS, Tamires Silva de. 2021. Inconformidades pedagógicas do/da professor/a que ensina matemática nos anos iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4162. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Discutir as “Inconformidades pedagógicas do/a professor/a que ensina Matemática nos Anos Iniciais”, nos conduz a várias reflexões sobre o processo de ensinar e aprender, voltando o nosso olhar sobre o papel do/a professor/a que se debruça ao Magistério dos Anos Iniciais com toda sua complexidade. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi motivado pela indagação: Que elementos são evidenciados pelos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais a respeito das limitações de suas práticas? Objetivou analisar os elementos que interferem no processo de ensino e aprendizagem, causando inconformidades aos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, em uma escola pública do município de Castanhal/PA. E, especificamente buscou: a) observar, identificar e descrever os elementos evidenciados pelos professores em relação às limitações no ensino de Matemática; b) discutir com base teórica as concepções dos professores participantes acerca do ensino de Matemática para a vida. Os resultados apontam a necessidade de reestruturação das normas de formação Matemática oferecidas nos cursos de Pedagogia, priorizando, as discussões e com reflexões sobre o papel do professor de Matemática para os Anos Iniciais, bem como, a mobilização de saberes matemáticos quanto o domínio do objeto de estudo (a própria Matemática) e quanto aos processos de ensino (a Educação Matemática).
Abstract: Discussing the “Pedagogical Nonconformities of the Teacher Who Teach Mathematics in the Early Years” leads us to several reflections on the process of teaching and learning, turning our gaze on the role of the teacher who focuses on the Magisterium of the Early Years in all its complexity. This Course Completion Paper (TCC) was motivated by the question: What elements are evidenced by teachers who teach Mathematics in the Early Years regarding the limitations of their practices? It aimed to analyze the elements that interfere in the teaching and learning process, causing nonconformities to teachers who teach Mathematics in the Early Years, in a public school in the city of Castanhal/PA. And, specifically, it sought to: a) observe, identify and describe the elements evidenced by teachers in relation to limitations in the teaching of Mathematics; b) discuss on a theoretical basis the conceptions of the participating teachers about the teaching of Mathematics for life. The results point to the need to restructure the Mathematics training standards offered in Pedagogy courses, prioritizing discussions and reflections on the role of the Mathematics teacher for the Early Years, as well as the mobilization of mathematical knowledge regarding the mastery of the object of study (Mathematics itself) and regarding the teaching processes (Mathematics Education).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InconformidadesPedagogicasProfessor.pdf586,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons