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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP)
Other Titles: Performance evaluation of roads in the neighborhood of Batista Campos, in Belém-PA, in relation to the pavement condition index (ICP)
metadata.dc.creator: AIHUKI, Josef Ndauvako
metadata.dc.contributor.advisor1: AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
Issue Date: 27-Jun-2022
Citation: AIHUKI, Josef Ndauvako. Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP). Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4160. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Sistema de gerência de pavimentos (SGP) deve ser capaz de forma eficiente, priorizar e alocar os recursos públicos de seu programa de manutenção e reabilitação, porém para se determinar o desempenho futuro do pavimento, é necessário conhecer o seu desempenho passado, do pavimento ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a variação dos ICPs do bairro Batista Campos entre os anos de 2021 e 2022 e aferir o desempenho do pavimento. Desta maneira para alcançar esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program). A nota do pavimento foi adquirida por meio do cálculo do ICP, que classifica o estado do pavimento de 0 a 100. Os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação dos ICPs do pavimento. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro de Batista reduziu de 86,75 para 81,27. As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. O trecho mais crítico apresentou um ICP de 58,33 e o melhor trecho exibiu ICP de 98,3. A maior redução do ICP foi de -20,45 %. Apenas a Avenida 16 de Novembro apresentou uma variação média positiva no ICP, de +3,34%. 85,91% dos trechos exibiram uma variação percentual do ICP negativa. A rua São Silvestre apresentou a maior variação média negativa do ICP de -12,85%. Os defeitos que mais evoluíram foram as corrugações 900%, Trincas transversais 162%, Trincas por fadiga 149% e os remendos 27%. Não houve uma correlação linear forte entre a variação do ICP e a cota da via. Por fim, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e da curva de deterioração do pavimento.
Abstract: The Pavement Management System (PMS) must be able to efficiently, prioritize and allocate public resources of its maintenance and rehabilitation program among all sections of the various networks, but in order to determine the future performance of the pavement, it is necessary to know its past performance, over time. Therefore, the main objective of this research is to identify pavement condition index variations within in the neighborhood of Batista Campos between the years 2021 and 2022 and to assess the performance of the pavement. In order to achieve this objective, a field survey was carried out based on the SHRP (Strategic Highway Research Program) method. The pavement grade was acquired by calculating the PCI, which classifies the pavement state from 0 to 100. The obtained results were compared to the previous results, thus allowing an overview of the pavement's condition index variations. The main results were: The average PCI in the neighborhood of Batista Campos reduced from 86.75 to 81.27. The arterial streets in the neighborhood were better preserved than the collector and local streets. The most critical section presented a PCI of 58.33 and the best section presented a PCI of 98.33. The largest reduction in the PCI was (-20.45%). Avenida.16 de Novembro street was the only street to present a positive PCI average variation of + 3,34%. 85.91% of the sections presented a negative PCI variation. São Silvestre street presented the highest negative PCI average variation of (-12.85%). The distresses that evolved the most were corrugations 900%, transverse cracks 162%, fatigue cracks 149% and patches 27%. There was no strong linear correlation between the PCI variation and the elevation of the road. Finally, it is recommended that new assessments be carried out annually, allowing the monitoring of the evolution of the pavement conditions and the pavement deterioration curve.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Keywords: Sistema de gerência de pavimentos
Índice de Condição do Pavimento (ICP)
Defeitos em pavimentos flexíveis
Variação do Índice da Condição do Pavimento (ICP)
Desempenho de pavimentos
Pavement management system
Distress in flexible pavements
Pavement condition index
Pavement condition index variation
Pavement performance
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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metadata.dc.source: 1 PDF
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC

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