Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4159
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A utilização de jogos matemáticos no ensino de operações com frações no 6º ano do ensino fundamental em uma escola de Capanema/PA
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Gildson Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: ROZAL, Edilberto Oliveira
Issue Date: 18-May-2021
Citation: OLIVEIRA, Gildson Gomes de. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4159. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estudos e pesquisas comprovam a dura realidade de muitas crianças do Brasil e de vários outros países do mundo, quando se fala em dificuldade no ensino aprendizagem. Vários motivos contribuem para que o educando tenha dificuldades em relação ao aprendizado, muitos não conseguem aprender a ler, escrever, contar e quando essas crianças ingressam na escola e essa situação se torna uma realidade entre professores, esses alunos são considerados como atrasados e de pouco desenvolvimento intelectual. Quando esse não aprendizado é relacionado com a disciplina de matemática, aí o problema se torna muito mais complexo, pois a matemática é tida como detentora de conhecimento e que na maioria das vezes o aluno não está preparado para o seu ensino. Pensando-se em uma proposta de ensino que possa mudar, ou criar possibilidades de mudanças a essa situação, apresenta-se neste trabalho uma proposta metodológica que mostra, de que forma materiais concretos como os jogos proporcionam compreensão de conceitos matemáticos. O emprego de jogos na sala de aula, além de ser uma atividade lúdica e agradável ao aluno, auxilia na aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos nas situações geradas através dos jogos, em que o aluno é instigado a tomar decisões e controlar as respostas de seus colegas, permitindo ao professor atuar como orientador entre as distintas ações deles. Procurou-se buscar as origens dos jogos no aprendizado da matemática, tornando as aulas de matemática menos metódicas, auxiliando o aluno a construir seu conhecimento através de um material concreto, buscando metodologias lúdicas que contribuam para uma aprendizagem eficaz por parte dos alunos na matemática.
Abstract: Studies and research prove the harsh reality of many children in Brazil and in several other countries in the world, when talking about difficulties in teaching and learning. Several reasons contribute to the student having learning difficulties, many are unable to learn to read, write, count and when these children enter school and this situation becomes a reality among teachers, these students are considered as backward and little intellectual development. When this lack of learning is related to the discipline of mathematics, then the problem becomes much more complex, since mathematics is considered to have knowledge and that most of the time the student is not prepared for his teaching. Thinking about a teaching proposal that can change, or create possibilities for changes to this situation, this work presents a methodological proposal that shows, in what concrete ways games provide understanding of mathematical concepts. The use of games in the classroom, besides being a playful and pleasant activity for the student, helps in the learning of mathematical concepts involved in situations generated through games, in which the student is instigated to make decisions and control the responses of his colleagues. Allowing the teacher to act as an advisor between their different actions. We tried to search for the origins of games in the learning of mathematics, making mathematics classes less methodical, helping the student to build his knowledge through concrete material, seeking playful methodologies that contribute to an effective learning on the part of students in mathematics.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Jogos matemáticos
Ludicidade
Aprendizagem
Ensino fundamental
Capanema (PA)
Mathematical games
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoJogosMatematicos.pdf772,81 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons