Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4158
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Resolução de problemas para ensinar e aprender geometria espacial
metadata.dc.creator: SILVA, Jamile Bulcem da
metadata.dc.contributor.advisor1: THIJM, Gerlândia de Castro Silva
Issue Date: 18-Oct-2021
Citation: SILVA, Jamile Bulcem da. Resolução de problemas para ensinar e aprender Geometria Espacial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4158. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa levanta contribuições trazendo a Resolução de Problemas no ensinar e aprender Geometria Espacial no Ensino Médio, cujo objetivo é descrever os efeitos que o uso da Resolução de Problemas tem no desenvolvimento ensinar e aprender este conteúdo. Para a coleta das informações, foi realizado um trabalho de intervenção pedagógica em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual na cidade de Terra Alta – PA, subdividido em dois momentos, o diagnóstico e a intervenção propriamente dita. Esta segunda parte seguiu as etapas sugeridas por Polya (1995) no processo de elaboração e resolução de problemas. Os resultados apontam a importância de metodologias diferenciadas com intuito e despertar a curiosidade e promover a melhor compreensão de determinados conteúdo. A resolução de problemas se mostrou como uma alternativa tanto para a organização do trabalho pedagógico como para a aprendizagem da geometria.
Abstract: The reseach raises contributions bringing Problem Solving in teaching and learning Spatial Geometry in High School, whose objective is to describ the effects that the use of Problem Solving has on the development of teaching and learning this content. For the collection of information, a pedagogical intervention work was carried out in a 3rd year high school class of a State school in the city of Terra Alta – PA, subdivided into two moments, the diagnosis and the intervention itself. This second part followed the steps suggested by Polya (1995) in the process of elaboration and problem solving. The results point to the importance of differentiated methodologies aimed at arousing curiosity and promoting better understanding of certain content. Problem solving proved to be an alternative both for organizing pedagogical work and for learning geometry.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Geometria espacial - Estudo e ensino
Aprendizagem
Spatial Geometry - Study and teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ResolucaoProblemasEnsinar.pdf717,11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons