Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4153
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Etnomatemática: reflexão sobre os conhecimentos matemáticos utilizados pelos feirantes do município de Castanhal-PA
metadata.dc.creator: FRANÇA, Jéssica Furtado de
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Roberta Modesto
Issue Date: 1-Jul-2020
Citation: FRANÇA, Jéssica Furtado de. Etnomatemática: reflexão sobre os conhecimentos matemáticos utilizados pelos feirantes do município de Castanhal-PA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4153. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como principais sujeitos da pesquisa três feirantes da cidade de Castanhal-Pa que foram entrevistados na ocasião de sua atividade laboral. O objetivo desse estudo foi discutir a matemática do cotidiano de feirantes de Castanhal numa perspectiva de Etnomatemática. Para tal, elaborou-se um roteiro de entrevista e com as respostas obtidas foi possível constatar que esses indivíduos fazem o uso da Matemática no seu dia a dia, e no decorrer das suas atividades laborais que cada sujeito desenvolve habilidades matemáticas próprias a partir de suas necessidades para lidar com obstáculos em decorrência de suas práticas laborais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Etnomatemática
Feirantes
Castanhal (PA)
Ethnomathematics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EtnomatematicaReflexaoSobre.pdf378,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons