Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Maria Eliana
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
Issue Date: 11-Oct-2021
Citation: NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do. Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tinha por objetivo refletir e gerar subsídios curriculares sobre Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental, em especial no período pandêmico. Foi realizado um estudo metodológico por uma pesquisa quantitativa e bibliográfica, sobre a PCN’s e a BNCC. Para obtenção de dados, foi utilizado sites governamentais, que versavam sobre a educação financeira no ensino fundamental, principalmente quanto ao sexto ano. Através do detalhamento, demonstrou a necessidade de desenvolver no aluno, a capacidade de gerir seus rendimentos futuros, através do orçamento pessoal e familiar, para a responsabilidade de conviver em uma sociedade consumista e também fazer com que o aluno percebesse as consequências de um orçamento familiar mal gerido. Foi elaborado um caderno de exercícios propostos, que possuem o objetivo de ensinar os primeiros passos do aluno ao uso consciente do dinheiro e ainda, maneiras de fazê-lo perceber a importância de uma vida financeira tranquila. A pesquisa conclui que embora o período pandêmico tenha afetado o ensino da matemática no tocante a educação financeira, é possível readequar exercícios que possam ser realizados de forma síncrona ou ainda, através de cadernos de exercícios fornecidos pela escola, aos alunos que não possuem meios tecnológicos de acompanhamento de aulas online.
Abstract: This research aimed to reflect and generate curricular subsidies on Financial Education for the 6th year of Elementary School, especially during the pandemic period. A methodological study was carried out through a quantitative and bibliographical research, on the PCN's and the BNCC. To obtain data, government websites were used, which dealt with financial education in elementary school, especially in the sixth grade. Through detailing, it demonstrated the need to develop in the student the ability to manage their future income, through the personal and family budget, for the responsibility of living in a consumer society and also making the student realize the consequences of a family budget poorly managed. A notebook of proposed exercises was prepared, which aim to teach the student's first steps to the conscious use of money and also ways to make him realize the importance of a calm financial life. The research concludes that although the pandemic period has affected the teaching of mathematics in relation to financial education, it is possible to readjust exercises that can be performed synchronously or even, through exercise books provided by the school, to students who do not have technological means monitoring of online classes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Educação financeira
Ensino fundamental
Financial literacy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoFinanceiraNecessidade.pdf878,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons