Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
Issue Date: 11-Apr-2019
Citation: OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de. As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta um estudo que objetivou analisar os fatores que contribuem para as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. Como suporte teórico, embasou-se em autores que discutem essa temática como Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), entre outros, que contribuíram com uma abordagem significativa sobre o tema em discussão. De tal modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas o uso de observações e aplicações de questionários que foram direcionados a uma professora e alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Tendo por meio dos questionários resultados satisfatórios quanto as dificuldades que os alunos têm em aprender a Trigonometria, no qual conclui-se a partir dessa discussão mostrar que a introdução de novas estratégias metodológicas para o ensino tem como propósito elevar o potencial educativo na aprendizagem dos alunos quanto aos saberes trigonométricos, assim como das demais disciplinas do currículo escolar.
Abstract: This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), among others, who contributed with a meaningful approach to the topic under discussion. Thus, a qualitative research was carried out, in which observations and questionnaires were applied to a teacher and students of a class of the first year of high school. Having through the questionnaires satisfactory results regarding the difficulties that students have in learning Trigonometry, which concludes from this discussion show that the introduction of new methodological strategies for teaching aims to increase the educational potential in student learning. regarding trigonometric knowledge, as well as the other subjects of the school curriculum.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Trigonometria - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Trigonometry - Study and teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesProcessoEnsino.pdf368,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons