Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LEDOUX, Maria Lídia Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1839640402319006pt_BR
dc.creatorSANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos-
dc.date.accessioned2022-07-05T16:33:55Z-
dc.date.available2022-07-05T16:33:55Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra do Socorro Rocha dos. Desafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4150-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um recorte do Projeto de Pesquisa intitulado Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: limites, desafios e possibilidades. A pesquisa realizada pelo projeto foi de abordagem qualitativa explicativa, em 22 escolas da rede pública do município de Castanhal, estado do Pará, tendo como participantes, 146 professoras Pedagogas, que desenvolvem seu exercício docente em salas de aula com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As informações foram constituídas por meio de um formulário contendo objetos de investigação e suas dimensões, que foram respondidas pelas professoras pedagogas. A partir de minha participação como bolsista voluntária no referido projeto, surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa que tem como objeto de estudo a Formação de Professores. Desta forma, este recorte que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo analisar os desafios da prática docente das professoras para ensinar conceitos matemáticos básicos para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer as discussões relacionadas as questões que foram abordadas na pesquisa de campo. Para a escrita deste texto, retornamos ao campo de pesquisa e fizemos entrevista com cinco professoras, na perspectiva de obter maiores informações acerca dos desafios vivenciados por elas, para ensinar matemática no dia a dia da sala de aula. A partir de nossas analises pudemos apontar os desafios enfrentados pelas professoras Pedagogas, os quais englobam desde questões relacionadas a formação pessoal, acadêmica e profissional, além de questões politicas, sociais que acabam por influenciar o desenvolvimento do processo de ensino conceitos matemáticos básicos dentro das salas de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2022-05-16T13:18:30Z No. of bitstreams: 5 TCC_DesafiosPraticaDocente.pdf: 443335 bytes, checksum: 02fdca5aa9c4a007b3fba49d401a843c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2022-07-05T16:33:55Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_DesafiosPraticaDocente.pdf: 443335 bytes, checksum: 02fdca5aa9c4a007b3fba49d401a843c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-05T16:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_DesafiosPraticaDocente.pdf: 443335 bytes, checksum: 02fdca5aa9c4a007b3fba49d401a843c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) Previous issue date: 2021-01-22en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.compt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectMatemátics - Elementary Schoolen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleDesafios da prática docente de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosPraticaDocente.pdf432,94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons