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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de sensibilidade das respostas do software MEDINA às variações dos parâmetros de entrada
Other Titles: Sensitivity analysis of Medina software's responses to variations in layer and subgrade input parameters of a flexible pavement
metadata.dc.creator: LIMA, Luan Patrick Reis
ARAÚJO, Ana Beatriz Marques de
metadata.dc.contributor.advisor1: AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
Issue Date: 24-Jun-2022
Citation: ARAÚJO, Ana Beatriz Marques de; LIMA, Luan Patrick Reis. Análise de sensibilidade das respostas do software MEDINA às variações dos parâmetros de entrada. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4146. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente há uma necessidade de substituir os métodos empirícos de dimensionamento de pavimentos por novos métodos que utilizam conceitos da mecânica (empírico-mecanísticos), assim como ocorre na transição do método vigente brasileiro para o método MeDiNa. No entanto, o software MeDiNa requer muitos parâmetros de entrada que são obtidos através de ensaios pouco acessíveis, e por isso acabam sendo estimados por meio de correlações. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise de sensibilidade da porcentagem de Área Trincada Estimada (TRI) e do Afundamento de Trilha de Roda (ATR) em dois pavimentos flexíveis, calculados pelo MeDiNa. Para tanto, foram utilizados dados do Projeto de Duplicação da BR-316 a partir dos quais, mediante correlações empíricas, foram estimados os parâmetros de entrada do cenário de referência tais como: Módulo de Resiliência (MR), Coeficiente de Poisson (μ), Coeficientes de Regressão de deformação permanente (Ψi) e fadiga (K1). Posteriormente estes parâmetros de entrada foram variados, individualmente, em ± 25% e analisados os resultados de ATR e TRI em dois pavimentos de tráfegos diferentes, ambos sobre o mesmo subleito. Para as estruturas estudadas, a técnica de análise de sensibilidade detectou forte susceptibilidade do ATR às variações de coeficiente de regressão Ψ2 e coeficiente de Poisson no subleito e especialmente na base onde geraram respectivamente aumentos de 41,0% e 18,1%, além de indicar que a TRI é muito afetada pela espessura da camada e módulo de resiliência do revestimento, onde registraram respectivamente aumentos de 29,6% e 17,7%. Portanto recomenda-se a realização prioritária desses ensaios, em detrimento dos demais, cujos parâmetros poderiam ser obtidos por correlações, no presente cenário de restrição de ensaios.
Abstract: Currently, there is a need to replace empirical methods of pavement design with new methods that use mechanical concepts (empirical-mechanistic), as occurs in the transition from the current Brazilian method to the MeDiNa method. However, the MeDiNa software requires many input parameters that are obtained through inaccessible tests, and therefore end up being estimated through correlations. Therefore, the objective of this work is to perform a sensitivity analysis of the percentage of Estimated Cracked Area (TRI) and Wheel Track Sinking (ATR) in two flexible pavements, calculated by MeDiNa. For that, data from the BR-316 Duplication Project were used, from which, through empirical correlations, the input parameters of the reference scenario were estimated, such as: Modulus of Resilience (MR), Poisson's Coefficient (μ), Regression coefficients of permanent deformation (Ψi) and fatigue (K1). Subsequently, these input parameters were individually varied by ± 25% and the results of ATR and TRI were analyzed on two pavements of different traffic, both on the same subgrade. For the structures studied, the sensitivity analysis technique detected strong susceptibility of the ATR to variations in the regression coefficient Ψ2 and Poisson's coefficient in the subgrade and especially in the base where they generated increases of 41.0% and 18.1%, respectively, in addition to indicate that the TRI is greatly affected by the layer thickness and modulus of resilience of the coating, which recorded increases of 29.6% and 17.7%, respectively. Therefore, it is recommended to carry out these tests as a priority, to the detriment of the others, whose parameters could be obtained by correlations, in the present scenario of test restriction.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
Keywords: Análise de sensibilidade
Dimensionamento de pavimentos
MeDiNa
Afundamento de trilha de roda
Área trincada
Sensitivity analysis
Pavement design
Wheel track sinking
Cracked area
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 PDF
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet, via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC

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