Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4139
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Treinamento resistido e educação física: uma análise da produção do conhecimento nos periódicos da área no período de 2000 à 2019
metadata.dc.creator: PINTO, Luã Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Renan Santos
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: PINTO, Luã Amaral. Treinamento resistido e educação física: uma análise da produção do conhecimento nos periódicos da área no período de 2000 à 2019. Orientador: Renan Santos Furtado: 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4139. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A educação física é uma área do conhecimento que apresenta diversos campos de atuação, estes podem ser decompostos entre o campo escolar e o campo não escolar. Nesse sentido, busca-se nesse estudo discutir o tema da produção do conhecimento a respeito do treinamento resistido. Deste modo, nos debruçamos sobre os textos produzidos e veiculados em 5 grandes revistas da área da educação física: RBCE, Motrivivência, Movimento, Motriz e Pensar a prática no período de 2000 à 2019, que correspondem à 19 anos de produção científica. O Objetivo geral da pesquisa é analisar o panorama da produção do conhecimento sobre a temática do treinamento resistido nas revistas da área da educação física no período de 2000 a 2019. Concluiu-se que nos periódicos estudados as produções sobre o treinamento resistido, encontram-se de maneira incipiente apesar dos inúmeros benefícios que são destacados sobre o treinamento resistido e saúde. Neste sentido, ampliar estudos sobre o tema faz-se necessário. Apresenta-se como necessário fazer a discussão da produção do conhecimento na área do treinamento resistido com intuito de ampliar as discussões e pesquisas sobre o tema em Teses, Dissertações, periódicos da área e outros espaços, ressaltando o valor social que estas pesquisas tem para a população.
Abstract: Physical education is an area of knowledge that presents several fields of activity, these can be decomposed between the school field and the non-school field. In this sense, we seek to discuss the theme of knowledge production regarding resistance training. Thus, we look at the texts produced and published in 5 major journals in the area of physical education: RBCE, Motriexperience, Movement, Motive and Thinking practice in the period from 2000 to 2019, which correspond to 19 years of scientific production. The general objective of the research is to analyze the panorama of knowledge production on the theme of resistance training in the journals in the area of physical education from 2000 to 2019. It was concluded that in the journals studied the productions on resistance training, they are incipient despite the numerous benefits that are highlighted on resistance training and health. In this sense, expanding studies on the subject is necessary. It is necessary to discuss the production of knowledge in the area of resistancetraining in order to expand discussions and research on the subject in Theses, Dissertations, journals of the area and other spaces, emphasizing the social value that these research has for the population.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Produção do conhecimento
Educação física
Treinamento resistido
Knowledge production
Physical education
Resistive Training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TreinamentoResistidoEducacao.pdf722,59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons