Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LOPES, Raquel da Silva-
dc.creatorPEREIRA FILHO, Pedro-
dc.date.accessioned2022-06-27T11:45:41Z-
dc.date.available2022-06-27T11:45:41Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationPEREIRA FILHO, Pedro. Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Placas, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4134-
dc.description.resumoO presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Maciel (brunomaciel@ufpa.br) on 2022-06-27T11:42:41Z No. of bitstreams: 5 TCC_EducacaoCampoDesafios.pdf: 240408 bytes, checksum: a4003ba31251086244cea9907ee31485 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1887 bytes, checksum: b085b34e3a936aaa9f87e70026a02bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Maciel (brunomaciel@ufpa.br) on 2022-06-27T11:45:41Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_EducacaoCampoDesafios.pdf: 240408 bytes, checksum: a4003ba31251086244cea9907ee31485 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1887 bytes, checksum: b085b34e3a936aaa9f87e70026a02bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T11:45:41Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_EducacaoCampoDesafios.pdf: 240408 bytes, checksum: a4003ba31251086244cea9907ee31485 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1887 bytes, checksum: b085b34e3a936aaa9f87e70026a02bc8 (MD5) Previous issue date: 2022-05-27en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoDesafios.pdf234,77 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons