Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4130
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física
metadata.dc.creator: FREITAS, Rhenan Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: MOTA, Joselene Ferreira
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: FREITAS, Rhenan Ferreira de. A pedagogia histórico-crítica no estágio supervisionado em espaços escolares: limites e possibilidades para a prática pedagógica na educação física. Orientadora: Joselene Ferreira Mota . 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4130. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz como questão, como se materializam as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA, baseadas no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica? E tem como objetivo analisar a materialização das aulas de Educação Física nas atividades do Estágio Supervisionado pelo referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. Nossa pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo pesquisa de campo, cujo locus foi os Estágios I e II, os sujeitos se caracterizaram da seguinte maneira, discentes/estagiários do curso de Educação Física/UFPA, do quinto e sexto semestre que utilizaram o referencial teórico e metodológico da Pedagogia HistóricoCrítica nas aulas do ES. Os resultados demonstram que a materialidade se deu a partir da assimilação - não em sua totalidade - do referencial pela maioria dos discentes. Metodologicamente tiveram mais acúmulo sobre questões referentes à estruturação das aulas que contribuíram no seu melhor desenvolvimento, mas que há necessidade de um maior aprofundamento por parte dos discentes sobre o referido referencial. Conclui-se ao final de nossa pesquisa que as aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado I e II/UFPA se materializam a partir da assimilação parcial do referencial PHC, pois a maioria dos discentes conseguiram compreendê-la, com seus fundamentos teórico e metodológico de ensino, não em sua totalidade, mas em questões pontuais para ensinar em prol da materialização dos conhecimentos historicamente sistematizados.
Abstract: The present work has as a question How do Physical Education classes in Supervised Stage I and II / UFPA materialize, based on the theoretical framework of Historical-Critical Pedagogy? And its objective is to analyze the materialization of Physical Education classes in Supervised Internship activities by the theoretical framework of Historical-Critical Pedagogy. The methodological course traced from the approximation with the dialectical historical materialist method. Our research was developed from a field research, whose locus was Stages I and II, the subjects were characterized as students / trainees of the Physical Education / UFPA course of the fifth and sixth semester that used the theoretical and methodological framework of the Historical-Critical Pedagogy in ES classes. The results show that the materiality came from the assimilation - not in its entirety - of the referential by most students. Methodologically, there was more accumulation on questions related to the structuring of the classes that contributed to its better development, but that there is a need for further study by the students about this referential. It is concluded at the end of our research that the Physical Education classes in Supervised Stage I and II / UFPA materialize from the partial assimilation of the PHC framework, because most students were able to understand it, with its theoretical and methodological foundations. teaching, not in its entirety, but in specific questions to teach in favor of the materialization of historically systematized knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Educação física
Ensino
Estágio
Estágio supervisionado
Pedagogia histórico-crítica
Teaching
Historical-critical pedagogy
Physical education
Supervised internship
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PedagogiaHistoricoCritica.pdf839,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons