Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4129
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
metadata.dc.creator: CONEGUNDES, Lucas Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: GUEDES, Edna Leonor Reis
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: CONEGUNDES, Lucas Araújo. Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém. Orientadora: Edna Leonor Reis Guedes. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4129. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.
Abstract: This study addresses the learning assessment performed by Physical Education teachers of the Federal Institute of Pará Campus Belém in order to understand the assessment in the context of school physical education. The results obtained in this research, through questionnaire and interview, show that the practice of some teachers about evaluation in School Physical Education differs in some points to those recommended by Law 9394/96 - Law of Guidelines and Bases of National Education. The practice of assessment in Physical Education in a classificatory way aimed at physical fitness can still be identified in some teaching practices. This study aimed to analyze the assessment methods that are used by teachers, interrelating them with the objectives of the teaching-learning process, focusing their thoughts on the critical-overcoming perspective of Physical Education, which aims at an assessment where the focus is on critical assimilation of the student about the taught content.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Educação física
Ensino
Evaluation
Learning
Physical education
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoAprendizagemAulas.pdf548,17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons