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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Limites e possiblidades de desenvolvimento de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de educação física na escola de aplicação da UFPA
metadata.dc.creator: SANTOS, Ingrid Marques dos
metadata.dc.contributor.advisor1: MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3107-6847
Issue Date: 10-Dec-2019
Citation: SANTOS, Ingrid Marques dos. Limites e possiblidades de desenvolvimento de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de educação física na escola de aplicação da UFPA. Orientadora: Fernanda Yully dos Santos Monteiro. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4124. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo identificar limites e possibilidades de desenvolvimento de um aluno com Transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física da EAUFPA. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeito um aluno do ensino fundamental I com transtorno do espectro autista. O aluno em questão pertence a uma turma regular do Ensino Fundamental I, na Escola de Aplicação da UFPA, no município de Belém-PA que é uma escola referência no município em educação básica, sendo a mesma de âmbito federal. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a observação participante e a escrita de diários de campo por parte de 6 bolsistas do Programa Residência Pedagógica que atuavam na instituição e acompanhavam a turma na qual o aluno fazia parte semanalmente. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O processo de intervenção foi realizado no período Outubro de 2018 a Setembro de 2019, no acompanhamento de duas aulas semanais de Educação Física regular de 50 minutos hora aula. Como resultado, o estudo, identifica que a atuação da professora se torna essencial nesse processo, pois a atitude acolhedora por parte da professora se torna um meio eficaz para que ocorra o processo de inclusão. A possibilidade de conhecer o aluno identificando suas potencialidades, pode gerar a criação de arranjos pedagógicos que auxiliem e tornem a aula de educação física mais atrativa ao aluno. A participação dos pais também é importante nesse processo, assim também como a escola em geral. No entanto o processo não é tão fácil assim, pois os níveis de autismo variam então não é possível deixar uma “receita” pronta de como incluir o aluno autista nas aulas, mas através de esforços em conjunto podemos aos poucos tornar possível esse processo de inclusão nas aulas de educação física.
Abstract: This study aims to identify limits and development possibilities of a student with Autism Spectrum Disorder in Physical Education classes at EAUFPA. Methodologically, this study is characterized as a qualitative research of the case study type, having as a subject an elementary school student with autism spectrum disorder. The student in question belongs to a regular class of Elementary School I, at the UFPA School of Application, in the municipality of Belém-PA, which is a reference school in the municipality in basic education, being the same at federal level. For data collection, the following instruments were used: participant observation and writing of field diaries by 6 scholars from the Pedagogical Residency Program who worked at the institution and accompanied the class in which the student was part weekly. Data were analyzed by content analysis technique. The intervention process took place from October 2018 to September 2019, following two weekly 50-minute regular Physical Education classes. As a result, the study identifies that the teacher's performance becomes essential in this process, as the welcoming attitude of the teacher becomes an effective means for the inclusion process to occur. The possibility of knowing the student by identifying their potentialities can generate the creation of pedagogical arrangements that help and make the physical education class more attractive to the student. Parental participation is also important in this process, as is school in general. However the process is not that easy as the levels of autism vary so it is not possible to leave a ready recipe for how to include the autistic student in class but through joint efforts we can gradually make this inclusion process possible in physical education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Educação física
Transtorno do espectro autista
Educação escolar
Physical education
Autistic Spectrum Disorder
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

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