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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A produção do conhecimento sobre gênero no congresso brasileiro de ciências do esporte (CONBRACE)
metadata.dc.creator: LEAL, Deyveson Gama
metadata.dc.contributor.advisor1: MOTA, Joselene Ferreira
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: LEAL, Deyveson Gama. A produção do conhecimento sobre gênero no congresso brasileiro de ciências do esporte (CONBRACE). Orientadora: Joselene Ferreira Mota. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4117. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz como questão problema: “Como se configuram as publicações dos artigos sobre Gênero nos Anais do CONBRACE no período de 2013 a 2017?” e tem como objetivo analisar a configuração das publicações sobre Gênero dos Anais das edições de 2013, 2015 e 2017 do CONBRACE, afim de se traçar um perfil das temáticas mais recorrentes nas publicações. Os objetivos específicos são respectivamente: identificar as principais categorias de análise das produções referentes as questões de gênero no CONBRACE e identificar as bases teóricas que sustentam essas produções referentes ao gênero publicadas no CONBRACE. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo bibliográfica, cujas fontes foram os Anais do GTT Gênero e GTT Inclusão e Diferenças das edições de 2013, 2015 e 2017. Os resultados demonstram que as publicações sobre Gênero no CONBRACE se configuram como trabalhos na sua maioria no campo da fenomenologia, seguida de publicações do campo crítico-dialético. Concluise ao final de nossa pesquisa, que houve um avanço nas pesquisas com temática do Gênero no CONBRACE, mas que ainda existe a necessidade da expansão de referenciais teóricos em torno destas publicações.
Abstract: The present work presents as a problem: “How are the publications of the articles on Gender in the Proceedings of CONBRACE from 2013 to 2017?” And aims to analyze the configuration of publications on the Gender of Proceedings of the 2013, 2015 and 2015 editions. 2017 of CONBRACE, in order to draw a profile of the most recurrent themes in publications. The specific objectives are respectively: to identify the main categories of analysis of productions related to gender issues in CONBRACE and to identify the theoretical bases that support these productions related to gender published in CONBRACE. The methodological course traced from the approximation with the dialectical historical materialist method. The research was developed from a bibliographic research, whose sources were the Annals of GTT Gender and GTT Inclusion and Differences of the 2013, 2015 and 2017 editions. The results show that the publications on Gender in CONBRACE are configured as works in mostly in the field of phenomenology, followed by publications from the critical-dialectical field. It is concluded at the end of our research that there has been a breakthrough in research on gender issues in CONBRACE, but there is still a need for the expansion of theoretical frameworks around these publications.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Educação física
Gênero
CONBRACE
Produção do conhecimento
Physical education
Gender
Knowledge production
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

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