Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4113
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Impactos da vivência do tai chi chuan na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Pará
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Arthur Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Paulo César de
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: OLIVEIRA, Arthur Pinheiro de. Impactos da vivência do tai chi chuan na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo César de Lima. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4113. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pressa do mundo moderno tende a não permitir que o ser humano se detenha nas interações sociais necessárias, priorizando tarefas consideradas urgentes ou mais importantes como o trabalho ou tarefas acadêmicas. Se torna cada vez mais necessário a tomada de consciência do corpo, como uma forma de se estar no mundo sensível de maneira inteligente, partindo de um diálogo entre aprendizagem com próprio corpo e com o corpo alheio. Sendo o Tai Chi Chuan, uma prática integrativa que propõem uma visão unitária e global que integra corpo, mente, homem e natureza, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar qual o impacto do Tai Chi Chuan na qualidade de vida dos servidores da UFPA que praticavam a modalidade, oferecida pela Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social. A partir de uma pesquisa qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 participantes da Ação do Tai Chi Chuan (CQVRS/UFPA) no ano de 2018. O método de análise foi o paradigma indiciário. Os resultados apontam o Tai Chi Chuan como uma prática benéfica nos aspectos físicos, sociais e, principalmente, nos aspectos psicológicos e emocionais. Esperase que este estudo possa colaborar com a ampliação de conhecimento na área, por parte de praticantes, gestores institucionais, professores, técnicos e público em geral, estimulando a um maior autocuidado e a melhorias das condições e vida em geral.
Abstract: The rush of the modern world tends not to allow the human being to dwell on the necessary social interactions, prioritizing tasks considered urgent or more important as work or academic tasks. Becoming aware of the body is becoming increasingly necessary as a way of being in the sensitive world intelligently, starting from a dialogue between learning with one's own body and with the body of others. Being Tai Chi Chuan, an integrative practice that proposes a unitary and global vision that integrates body, mind, man and nature, the objective of this paper is to identify and analyze the impact of Tai Chi Chuan on the quality of life of UFPA servers that practiced the modality, offered by the Coordination of Quality of Life and Social Responsibility. From a qualitative research were conducted semi-structured interviews with 6 participants of the Tai Chi Chuan Action (CQVRS / UFPA) in 2018. The method of analysis was the indicative paradigm. The results point to Tai Chi Chuan as a beneficial practice in the physical, social and, mainly, the psychological and emotional aspects. It is hoped that this study can contribute to the expansion of knowledge in the area by practitioners, institutional managers, teachers, technicians and the general public, encouraging greater self-care and improvements in conditions and life in general.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Tai chi chuan
Qualidade de vida
Práticas integrativas
Visão sistêmica de corpo
Quality of life
Integrative practices
Systemic body view
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImpactosVivenciaTaichichuan.pdf428,3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons