Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4111
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O efeito da competição como fator de motivação diferencial para a prática de jiu-jitsu em atletas amadores do município de Belém
metadata.dc.creator: QUEIROZ, Carlos Guilherme Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0761-6575
Issue Date: 13-Dec-2019
Citation: QUEIROZ, Carlos Guilherme Pereira. O efeito da competição como fator de motivação diferencial para a prática de jiu-jitsu em atletas amadores do município de Belém. Orientador: Ítalo Ségio Lopes Campos. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4111 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a escolher uma determinada modalidade esportiva e começar a praticá-la, assim como possíveis motivações que permeiam a manutenção dela na modalidade escolhida. Conhecer a motivação de cada pessoa leva o indivíduo a ter melhores desempenhos em sua prática esportiva. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar a rotina de competições e se esta teve influência na motivação do atleta de jiu-jitsu desde o início de sua carreira. Esse estudo caracterizou-se como exploratório, qualitativo, descritivo de corte transversal. A amostra foi constituída por 39 atletas amadores, entre 13 até 45 anos, de ambos os sexos, que estavam participando atualmente de competições, matriculados em academias e/ou projetos sociais de jiu-jitsu localizadas no Município de Belém. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Motivação para Prática Desportiva, de Gaya e Cardoso (1998) e um roteiro de entrevista estruturado com perguntas socioeconômicas e sobre a carreira do atleta. Os resultados indicaram que todos os atletas participantes estavam bastante motivados para a prática de jiu-jitsu nas 3 categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Também foi observado que os motivos inicias relatados eram por praticar uma outra arte marcial e ter curiosidade em praticar o jiu-jitsu, e que os motivos para a prática após a ser inserido em competições foi o de auto superação. Os atletas tinham metas de apenas praticar o esporte, contudo, após as competições traçaram objetivos mais ambiciosos como ser professor e dar aulas, e obter graus máximos dentro da modalidade. Concluímos que a competição atuou como um fator divisor de motivações agindo diretamente sobre o desempenho dos atletas que, na presente pesquisa, relataram traçar novas metas a partir de suas inserções em ritmo de competições.
Abstract: São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a escolher uma determinada modalidade esportiva e começar a praticá-la, assim como possíveis motivações que permeiam a manutenção dela na modalidade escolhida. Conhecer a motivação de cada pessoa leva o indivíduo a ter melhores desempenhos em sua prática esportiva. Dessa forma, este estudo teve como objetivo avaliar a rotina de competições e se esta teve influência na motivação do atleta de jiu-jitsu desde o início de sua carreira. Esse estudo caracterizou-se como exploratório, qualitativo, descritivo de corte transversal. A amostra foi constituída por 39 atletas amadores, entre 13 até 45 anos, de ambos os sexos, que estavam participando atualmente de competições, matriculados em academias e/ou projetos sociais de jiu-jitsu localizadas no Município de Belém. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Motivação para Prática Desportiva, de Gaya e Cardoso (1998) e um roteiro de entrevista estruturado com perguntas socioeconômicas e sobre a carreira do atleta. Os resultados indicaram que todos os atletas participantes estavam bastante motivados para a prática de jiu-jitsu nas 3 categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Também foi observado que os motivos inicias relatados eram por praticar uma outra arte marcial e ter curiosidade em praticar o jiu-jitsu, e que os motivos para a prática após a ser inserido em competições foi o de auto superação. Os atletas tinham metas de apenas praticar o esporte, contudo, após as competições traçaram objetivos mais ambiciosos como ser professor e dar aulas, e obter graus máximos dentro da modalidade. Concluímos que a competição atuou como um fator divisor de motivações agindo diretamente sobre o desempenho dos atletas que, na presente pesquisa, relataram traçar novas metas a partir de suas inserções em ritmo de competições.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Esporte de combate
Jiu jitsu
Motivação
Desempenho humano
Combat sport
Jiu Jitsu
Motivation
Human performance
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EfeitoCompeticaoFator.pdf830,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons