Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará
metadata.dc.creator: SILVA, Mauricélio da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8143-6524
Issue Date: 29-Sep-2021
Citation: SILVA, Mauricélio da Costa. Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará. Orientador: Willian Lazaretti da Conceição. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4106. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil.
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Escola
Precarização do trabalho
Educação física
School
Education physical
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosPossibilidadesEnsino.pdf496,83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons