Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4105
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 20-Oct-2021 |
Title: | Efeitos do treinamento de força nas atividades da vida diária de indivíduos com deficiência intelectual |
metadata.dc.creator: | BANDEIRA, Bruno Barbosa![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Anselmo de Athayde Costa e![]() |
Citation: | BANDEIRA, Bruno Barbosa. Efeitos do treinamento de força nas atividades da vida diária de indivíduos com deficiência intelectual. Orientador: Anselmo de Athayde Costa e Silva. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4105. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O Treinamento de Força (TF) tem sido bastante utilizado como protocolo de treino voltado a melhora do desempenho dos atletas e para a manutenção da saúde de grupos especiais.A Deficiência Intelectual (DI) é uma alteração completa ou parcial que afeta o intelecto e o não funcionamento a mente em geral. A pessoa com DI pode apresentar um comprometimento cognitivo, atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para interagir com o meio em que vive e realizar tarefas do dia-a-dia. O objetivodeste trabalho foi investigar se a prática do treinamento de força em pessoas com deficiência intelectual promove melhorias na saúde e nas Atividades da Vida Diária. Para isto,foi realizada uma revisão bibliográfica,a partir do levantamento dos trabalhos publicados no período de 2003 a 2020, nas plataformas: Google Acadêmico, Scielo, Portal de periódicos Capes e PubMed, utilizando os descritores “deficiência Intelectual”, “treinamento de força para deficiência intelectual” e “Atividade da vida diária”. Os resultados foram apresentados em um quadro, seguindo a ordem cronológica com os nomes dos autores, título do trabalho, local e ano da publicação e um breve resumo dos resultados. Foi possível concluir que o treinamento de força apresenta respostas fisiológicas agudas e crônicas, promovendo melhoras significativas nas variáveis força, equilíbrio, coordenação motora, aptidão física, diminuição da gordura corporal e aumento na massa óssea. Tais benefícios impactam diretamente as Atividades da Vida Diària da pessoa com DI, pois garantem maior autonomia à estes indivíduos no momento de realizarem movimentos do cotidiano como sentar e levantar, subir e descer escadas. |
Abstract: | Strength Training (TF) has been widely used as a training protocol aimed at improving the performance of athletes and for maintaining the health of special groups. Intellectual Disability (ID) is a disease that affects the intellect and not the functioning of the mind in general. The person with ID has a cognitive impairment, has a delay in their development, difficulties to interact with the environment in which they live and perform daily tasks. The objective of this study was to investigate whether the practice of strength training in people with intellectual disability promotes improvements in health and in Activities of Daily Living. For this, a bibliographic review was carried out, based on a survey of works published from 2003 to 2020, in the platforms: Google Academic, Scielo, Capes Journal Portal and Pub Med. strength for intellectual disability” and “Activity of daily living”. The results were presented in a table, following the chronological order with the names of the authors, title of the work, place and year of publication and a brief summary of the results. It was possible to conclude that strength training presents acute and chronic physiological responses, promoting significant improvements in the variables strength, balance, motor coordination, physical fitness, decrease in body fat and increase in bone mass. Such benefits directly impact the Activities of Daily Living of the DI, as they guarantee greater autonomy to these individuals when performing daily movements such as sitting and standing, going up and down and combing their hair. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Keywords: | Treinamento de força Deficiência intelectual Atividades da vida diária Intellectual disability Strength traning Activities of daily living |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação Física - FEF/ICED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EfeitosTreinamentoForca.pdf | 130,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License