Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4099
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: O CRAS como lugar de práticas educativas em prol da qualidade de vida dos idosos
metadata.dc.creator: FREITAS, Joseane do Socorro Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, José de Moraes
Issue Date: 1-Oct-2018
Citation: FREITAS, Joseane do Socorro Ferreira de. O CRAS como lugar de práticas educativas em prol da qualidade de vida dos idosos. Orientador: José de Moraes Sousa. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Viseu-PA, 2018 . Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4099. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é resultado de um trabalho de Conclusão de Curso que tinha como foco práticas educativas do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Viseu-Pará, cujo objetivo consistiu em analisar as ações educativas desenvolvidas pelo CRAS de Viseu, com os idosos, focando a relação entre estas e a valorização do idoso e sua qualidade de vida como direito de cidadania. E quanto a problemática desta pesquisa, configuramos uma questão que pode ser traduzida na seguinte indagação: Como se configuram as práticas educativas do CRAS de Viseu-Pará voltadas para idosos, tendo em vista a valorização deles e sua qualidade de vida? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas, que resultou em asserções que caracterizam o CRAS como um espaço de educação não formal que desenvolve ações socioeducativas voltadas para diferentes públicos, embora neste trabalho nos voltemos para os idosos, sendo assim a pesquisa mostra que são desenvolvidas várias práticas educativas que convergem para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas da terceira idade, numa perspectiva em que essas pessoas são vistas como cidadãs. Portanto o trabalho representa uma construção que pode contribuir para problematizarmos pensamentos e atitudes que minimizam a cidadania dos idosos, assim como sinaliza um trabalho que pode servir de estímulos para outras propostas, inclusive para serem trabalhadas na escola no sentido de educar as novas gerações para respeitarem e valorizarem os idosos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Idosos
CRAS
Cidadania
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CrasLugarPratica.pdf478,9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons