Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4092
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise da compreensão dos pais e professores sobre o processo pedagógico de ensino: aprendizagem nas aulas de natação infantil
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Rodrigo Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de
Issue Date: 11-Oct-2021
Citation: GONÇALVES, Rodrigo Moreira. Análise da compreensão dos pais e professores sobre o processo pedagógico de ensino: aprendizagem nas aulas de natação infantil. Orientadora: Mônica dos Anjos Costa de Rezende. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4092. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo, teve como objetivo analisar a visão dos pais sobre o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de natação infantil, e correlacionar com a visão dos professores e da observação das aulas da natação infantil de 3 a 7 anos na cidade de Belém-Pa. Para tanto, foi realizado um estudo em três blocos, com entrevista com 40 pais/responsáveis, questionário com os 11 professores, e ficha de observação das aulas de natação realizada pelo pesquisador, em 1 clube e 3 academias com aulas de natação infantil da cidade de Belém-Pa. No qual, identificou que há uma instabilidade e um pensamento antagonista na compreensão por parte dos pais/responsáveis e professores. E os professores possuem experiência, compreensão e conscientização da metodologia de ensino, porém aplicam aulas muitas vezes mecanicistas. Foi possível realizar um panorama e identificar dificuldade e possibilidades de soluções para problemáticas identificadas no desenvolvimento das aulas, como por exemplo explorar o planejamento de forma mais lúdico-pedagógico e passar o conhecimento aos pais por meio de conversas, palestras e aulas em que o pai/responsável participe.
Abstract: This study aimed to analyze the understanding of parents/guardians about the pedagogical process of learning and correlated with an overview of how children's swimming lessons from 3 to 7 years old are in the city of Belém-Pa. For that, a study was carried out in three blocks, with interviews with 40 parents/guardians, questionnaire with 11 teachers, and observation form of swimming lessons carried out by the researcher, in four children's swimming schools in the city of Belém-Pa. In which, he identified that there is instability and antagonistic thinking in the understanding on the part of parents/guardians and teachers. And the teachers have experience, understanding and awareness of the teaching methodology, but they often apply mechanistic classes. It was possible to carry out an overview and identify difficulties and possibilities for solutions to problems identified in the development of classes, such as exploring planning in a more playful-pedagogical way and passing on knowledge to parents through conversations, lectures and classes in which the father /responsible participate.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Natação infantil
Adaptação ao meio aquático
Compreensão dos pais
Children's swimming
Adaptation to the aquatic environment
Understanding of guardians
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseCompreensaoPais.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons