Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4089
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades
metadata.dc.creator: CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: MOTA, Joselene Ferreira
Issue Date: 18-Oct-2021
Citation: CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física em diferentes espaços de atuação: limites e possibilidades. Orientadora: Joselene Ferreira Mota. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4089. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente escrito apresenta a pesquisa de um trabalho de conclusão do cursode Graduação em Licenciatura em Educação Física da UFPA, cujo objetivo consiste em investigar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e abordagem metodológica Crítico-Superadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física no processo de ensinoem espaços não escolares. A metodologia da pesquisa se insere em meio às pesquisas de campo. Os sujeitos da pesquisa foium grupo composto por 12 professores que pautam sua prática pedagógica pelo viés metodológico da PHC. A pesquisa encontra-se então no campo metodológico das pesquisas de campo, propostas por GIL (2002) e pauta-se na resposta da seguinte pergunta: Quais as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da abordagem CríticoSuperadora (CS) como referenciais teórico-metodológicos para a organização do trabalho pedagógico de professores de Educação Física em espaços não escolares?O instrumento de coleta de dados se deu por meio de um questionário, na plataforma Google Forms, disposto em três eixos, com 16 perguntas mais o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).Para fundamentação teórica da pesquisa, foi realizado também um levantamento bibliográfico em revistas, artigos e teses sobre o referencial da PHC e da abordagem Crítico-Superadora para a organização do trabalho pedagógico de professores de EF em diferentes espaços, delimitando como principais fontes bibliográficas as produções publicadas no período de 2011 a 2020 das revistas eletrônicas e impressas: Pensar a Prática, Motriviência, CBCE e Germinal, visto que as mesmas ostentam caráter de referência na elaboração qualitativa para produções científicas.Por meio dos referenciais estudados, foi possível constatar que a função social do professor consiste em propiciar aos alunos envolvidos em sua prática acesso ao acervo cultural historicamente elaborado pela humanidade, em sua forma mais desenvolvida, de forma a articular estes conhecimentos com a prática social destes indivíduos, para que estes venham a intervir de forma qualitativa na sociedade que os permeiam. Pôde-se inferir também que a PHC agrega elementos norteadores que favorecem este processo de ensino-aprendizagem, tal qual a abordagem CS, metodologia que aproxima a PHC da Educação Física, agrega valor metodológico para o processo de ensino em qualquer espaço de acesso a elementos da cultura corporal de movimento. A partir das respostas dos docentes pôde-se constatar que não há diferença metodológica na organização dos planos de ensino voltados para os campos escolares e não escolares, de forma que os pressupostos da PHC contribuem de forma qualitativa para a organização do trabalho pedagógico em ambos os espaços, além de também contribuir para transformação social e superação da sociedade de classes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Pedagogia histórico-crítica
Organização do trabalho pedagógico
Atuação profissional
Educação física
Espaços não escolares
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContribuicoesPedagogiaHistorico.pdfTCC_ContribuicoesPedagogiaHistorico484,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons