Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4085
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol |
metadata.dc.creator: | NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MOTA, Joselene Ferreira![]() |
Issue Date: | 18-Oct-2021 |
Citation: | NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza. Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol. Orientadora: Joselene Ferreira Mota. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4085. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho traz como questão: quais os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o ensino do futebol? e tem como objetivo analisar os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com futebol. o caminho metodológico partiu de uma breve revisão bibliográfica, em seguida uma aproximação com a pesquisa de campo. Os sujeitos são cinco professores que atuam em clubes e projetos sociais, espaços localizados em Outeiro distrito de Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. Os resultados demonstram que os professores abordam os conhecimentos da psicologia na sua formação de maneira simplificada, bem como, tentam inserir os conhecimentos teóricos/práticos do tema no seu trabalho pedagógico e ainda enxergam limitações referente a prática do futebol e saúde mental. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que os conhecimentos sobre psicologia/saúde mental são elementos integrados ao trabalho pedagógico do professor com o ensino do futebol, porém, dependendo da sua organização pode influenciar na subjetividade do sujeito de modo positivo e/ou negativo |
Abstract: | The present work raises the question: what is the knowledge regarding the mental health of teachers who work with football education? and aims to analyze the knowledge related to mental health of teachers who work with soccer. the methodological path started with a brief bibliographical review, followed by an approach to field research. The subjects are five teachers who work in clubs and social projects, spaces located in Outeiro district of Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. The results demonstrate that teachers approach the knowledge of psychology in their training in a simplified way, as well as try to insert the theoretical/practical knowledge of the subject in their pedagogical work and still see limitations regarding the practice of soccer and mental health. It is concluded at the end of our research that knowledge about psychology/mental health are elements integrated to the teacher's pedagogical work with soccer teaching, however, depending on its organization, it can influence the subject's subjectivity in a positive and/or negative way. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Keywords: | Psicologia Saúde mental Juventude Futebol Psychology Mental health Youth Soccer |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação Física - FEF/ICED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SaúdeMentalFutebol.pdf | 658,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License