Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
metadata.dc.creator: SANTOS, Ithaísii Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: MOTA, Leila Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3666-0812
metadata.dc.contributor.advisor-co1: NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
Issue Date: 17-Dec-2021
Citation: SANTOS, Ithaísii Costa dos. Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular. Orientadora: Leila Saraiva Mota. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostrar o uso da Língua de sinais e suas contribuições no desenvolvimento de duas alunas surdas e alunos ouvintes no ensino regular. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da língua brasileira de sinais-Libras na comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes em uma turma de ensino regular. Objetivos específicos: investigar as contribuições do ensino da Línguas brasileiras de sinais-Libras na aprendizagem. Analisar a interação educacional a partir da aquisição da Libras entre duas alunas surdas e alunos ouvintes. A metodologia de investigação envolveu pesquisa bibliográfica como os autores Costa (2009), Góes (1996), Martins (1997), Moreira (1995), Oliveira (2013) entre outros, e pesquisa de campo, duas alunas surdas incluídas em uma sala de ensino regular, em uma escola municipal EEEF Externato Santo Antônio do município de Bragança/PA, os resultados apontaram que o contato do surdo com a língua brasileira de sinais-Libras, no processo de aceitação e aquisição de novos sinais, não acontece de forma uniforme, e cada surdo aprende esses sinais no seu tempo. Para alguns alunos surdos ocorreu a interação com seus colegas e professores normalmente, para outros, aconteceu algumas resistências, conforme foram identificados nesse estudo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Alfabetização de surdos
Língua portuguesa
Libras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LinguaSinaisContribuicoes.pdf355,88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons