Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4078
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Força escapular em esportes de combate e domínio: estudo correlacional entre atletas masculinos de judô e jiu jitsu
metadata.dc.creator: DELGADO, Wellingthon Luiz Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0761-6575
Issue Date: 11-Oct-2021
Citation: DELGADO, Wellingthon Luiz Souza. Força escapular em esportes de combate e domínio: estudo correlacional entre atletas masculinos de judô e jiu jitsu. Orientador: Ítalo Sérgio Lopes Campos. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4078 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Indicadores antropométricos podem estar associados com o desempenho em praticantes de Judô (JD) e Jiu Jitsu (JJ). O objetivo deste estudo foi comparar e correlacionar a força escapular em atletas masculinos de JD e JJ com vista a identificar possíveis diferenças entre modalidades. A amostra do estudo foi composta por 20 atletas masculinos (11 atletas de JD e 9 atletas de JJ), selecionados de forma intencional. Como critério de inclusão, deveriam ser graduados como faixa preta em suas modalidades, com no mínimo 10 anos de prática esportiva, regime regular de treino e experiência competitiva. Todos os avaliados foram submetidos à mensuração da massa corporal, estatura, IMC, aliados ao teste motor de força escapular. Os resultados do estudo demonstram que não houve diferenças estatísticas entre os grupos JD e JJ (p<0,05), com exceção da estatura que apresentou diferença estatística significativa em favor do grupo de Judô o que impõe a constatação de que a diferença entre as modalidades é pequena e pode ser explicada, devido cada uma possuir especificidades. Entretanto, a análise de correlação bivariada (Pearson) identificou no grupo JD uma correlação (p<0,05) moderada negativa entre idade e estatura, entre massa corporal e IMC uma correlação (p<0,01) muito forte positiva, entre massa e força escapular a correlação (p<0,01) foi forte e positiva, além de uma correlação (p<0,05) moderada positiva entre IMC e força escapular. Já para o grupo de JJ houve correlação positiva moderada p<0,05 entre Estatura e Força escapular e também entre massa corporal e força escapular. Nas outras combinações bivariadas não houve diferença p<0,05.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Keywords: Esporte de combate
Parâmetros morfofuncionais
Judô
Jiu jitsu
Desempenho esportivo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FEF/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ForcaEscapularEsporte.pdf300,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons