Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4076
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música
metadata.dc.creator: RAFAEL, Diego do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: SOARES, Maria Eliana
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8269-6184
Issue Date: 11-Oct-2021
Citation: RAFAEL, Diego do Nascimento. Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4076. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A musicalidade é um elemento enriquecedor para ensinar a Matemática, por contemplar o tripé arte, emoção e razão. O presente trabalho sobre o estudo da temática “Proposta metodológica de ensino da Matemática no 6º ano, a partir da música, toma como motivação os questionamentos: Qual a relação da música com o ensino de Matemática? Que elementos musicais podem ser relacionados com os conteúdos de Matemática? Que influência a musicalidade com o ensino de Matemática pode ter com o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas? O objetivo geral é analisar a relação da música com os conteúdos e conhecimentos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, na qual os procedimentos de investigação pautaram-se na pesquisa bibliográfica, em que os instrumentos utilizados na revisão bibliográfica foram documentos oficiais, livros, periódicos, artigos e blog. Os resultados evidenciaram que, o estudo realizado não se restringiu apenas a dados relacionados a processos de ensino escolar, sobretudo, buscou promover uma contribuição para a formação de docentes, de modo que professores de Matemática possam ter compreensão e motivação para inclusão de atividades didáticas interdisciplinares, e a música pode ser uma excelente metodologia de ensino de Matemática.
Abstract: Musicality is an enriching element for teaching Mathematics, as it includes the tripod of art, emotion and reason. The present work on the study of the theme “Methodological proposal for teaching Mathematics in the 6th year, based on music, takes as its motivation the questions: What is the relationship between music and the teaching of Mathematics? What musical elements can be related to the contents of Mathematics? What influence musicality with the teaching of Mathematics can have on the development of mathematical skills and competences? The general objective is to analyze the relationship between music and mathematical content and knowledge in teaching and learning in the final years of elementary school. The research developed has a qualitative approach, in which the investigation procedures were based on bibliographic research, in which the instruments used in the bibliographic review were official documents, books, periodicals, articles and blog. The results showed that the study was not restricted to data related to school teaching processes, above all, it sought to promote a contribution to the training of teachers, so that Mathematics teachers can have understanding and motivation to include interdisciplinary teaching activities, and music can be an excellent methodology for teaching Mathematics.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Música na educação
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Music in Education
Mathematics - Study and teaching
Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PropostaMetodologicaEnsino.pdf542,16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons