Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4072
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
metadata.dc.creator: VALADARES, Leonora do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor1: AMARAL, Assunção José Pureza
Issue Date: 21-Jan-2021
Citation: VALADARES, Leonora do Carmo. Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4072. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: o presente artigo é resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade quilombola Oxalá de Jacunday, município de Moju/PA, sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da escola. O estudo de campo foi realizado no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020. Metodologicamente foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma breve pesquisa de campo, que foi interrompida devido à pandemia da COVID-19, mas que com todos os cuidados necessários conseguiu-se retornar e concluir. O trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela escola estudada no que diz respeito ao acesso ao PNAE e compreender de que forma o programa contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como um dos resultados é possível afirmar que os enormes avanços ocorridos no PNAE dificilmente seriam possíveis se não houvesse um cenário político, institucional e técnico que impulsionasse uma abordagem ampla e integradora das políticas e programas de alimentação.
Abstract: This article is the result of research carried out at the Rildo Valadares school, in the quilombola community Oxalá de Jacunday, municipality of Moju / PA on the challenges of the National School Feeding Program (PNAE) within the school. The field study was carried out from September 2019 to May 2020. Methodologically, a bibliographic review and a brief field research were carried out, which unfortunately was interrupted due to the COVID-19 pandemic, but with all the necessary care I was able to return and conclude. The work aims to analyze the challenges faced by the school studied with regard to access to PNAE and understand how the program contributes to the teaching-learning process of students. As one of the results, it is possible to affirm that the enormous advances that have occurred in the PNAE would hardly be possible if there were not a political, institutional and technical scenario that would encourage a broad and integrative approach to food policies and programs.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Keywords: Merenda escolar
Política pública
Quilombolas
Moju (PA)
School children - Food
Public policy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosProgramaNacional.pdf359,25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons