Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico
metadata.dc.creator: CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Valdelírio da Silva e
Issue Date: 8-Apr-2021
Citation: CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão. Demonstrações de proposições de Geometria Euclidiana por meio da Geometria Analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4068. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky & Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel & Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Geometria plana
Geometria analítica
Geometry, Plane
Geometry, Analytic
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DemonstraçoesProposiçoesGeometria.pdf3,48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons