Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4061
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Riqueza e composição de angiospermas epífitas sobre Hevea brasiliensis (Willd. Ex A. Juss) Mul. Arg. (Euphorbiaceae) em diferentes condições de luminosidade no refúgio de vida silvestre metrópole da Amazônia (Revis), Marituba-Pa
metadata.dc.creator: COSTA, Raiana Santiago da
metadata.dc.contributor.advisor1: CERQUEIRA, Roberta Macedo
Issue Date: 18-Feb-2022
Citation: COSTA, Raiana Santiago da. Riqueza e composição de angiospermas epífitas sobre Hevea brasiliensis (Willd. Ex A. Juss) Müll. Arg. (Euphorbiaceae) em diferentes condições de luminosidade no refúgio da vida silvestre metrópole da Amazônia (Revis), Marituba-Pa. Orientadora: Roberta Macedo Cerqueira. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4061. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A luminosidade é um fator ambiental que influencia na diversidade de vegetais por todo o planeta. A floresta Amazônica, palco da maior diversidade concentrada na Terra, está localizada em região tropical/equatorial, onde a incidência de raios solares propicia a alta taxa de produtividade primária nesta área. Se tratando de epífitas - plantas que crescem sobre outras plantas (forófito) - estas são importantes colaboradoras para a manutenção da vida e clima local e não estão ilesas a influências antrópicas, tampouco de luminosidade, uma vez que se diversificaram em prol da eficiência de aquisição de energia solar para produção de glicose. Assim, procurou-se comparar a influência da luminosidade sobre a riqueza e composição de epífitas que crescem sobre uma única espécie (Hevea brasiliensis) no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (REVIS). Para isso, foram comparadas duas áreas num mesmo seringal, as quais foram denominadas Clareira e Mata fechada. Fazendo uso de tecnologia inovadora para coletar dados luminosos. O resultado foi comprobatório no que se diz respeito às diferenças nas duas áreas estudadas, demonstrado no dendograma com alta dissimilaridade alcançada. Além de apontamentos com coeficientes de correlação positivos ao combinar as seguintes variáveis par a par: riqueza, abundância, circunferência na altura do peito e luminosidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Keywords: Plantas - efeitos da luz
Epífita
Seringueira
Orquídea
Crescimento (Plantas)
Diversidade das plantas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: bibbiologicas@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RiquezaComposicaoAngiospermas.pdf393,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons