Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
metadata.dc.creator: SANTOS, Brisa Joplin Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
Issue Date: 4-Feb-2022
Citation: SANTOS, Brisa Joplin Nunes. O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A fragmentação de saberes na educação em ciências torna os conhecimentos ainda mais isolados entre si, dificultando que sejam percebidos os seus diversos atravessamentos. É preciso construir caminhos que favoreçam a uma ciência para todos, que nutram a curiosidade e interesse pelas ciências e democratize os conhecimentos. Para construir articulações dessa ordem, escolhemos o anime Hataraku Saibou como via para problematizar e contextualizar conhecimentos científicos sobre vacinas e células do sistema imunológico. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) levantamento de trabalhos publicados entre 1997-2019 no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) com o intuito de identificar produções que tomam o anime como estratégia metodológica para construção de conhecimentos pertinentes no ensino de ciências e 2); a construção de uma Sequência Didática (SD) que, pautada na abordagem temática proposta por Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), permita articular compreensões sobre imunologia através do diálogo de saberes entre anime e ciências. A dificuldade de encontrar trabalhos que tomam os animes como estratégias para orientar compreensões amplas e plurais sobre imunologia em um evento de nacional impacto e a SD produzida evidenciam a riqueza dessa estratégia como via para a proposição de saberes mais críticos e plurais.
Abstract: The splitting of knowledge in science education makes knowledge even more isolated from each other, making it difficult to realize its various crossings. It is necessary to build paths that favor a science for all, that stimulate curiosity and interest in science and democratize knowledge. According to this, to build articulations we chose the anime Hataraku Saibou to problematize and contextualize scientific knowledge about vaccines and immune system cells. Methodologically, the research was developed in two stages: 1) survey of papers published between 1997-2019 at the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) to identify papers that take the anime as a methodological strategy for the construction of relevant knowledge in science teaching and 2); the construction of a Didactic Sequence (DS) that, based on the thematic approach proposed by Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), allows articulating understandings about immunology through the dialogue of knowledge between anime and sciences. The difficulty of finding works that take the anime as strategies to guide broad and plural understandings about immunology in a national impact event and the DS produced evidence the richness of this strategy to propose more critical and plural knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Keywords: Histórias em quadrinhos na educação
Imunologia - estudo e ensino
Ciência - estudo e ensino
Prática de ensino
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: bibbiologicas@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UsoAnimeHataraku.pdf542,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons