Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
metadata.dc.creator: AQUINO, Túlioi de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
Issue Date: 4-Feb-2022
Citation: AQUINO, Tulio de Oliveira. Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Keywords: Educação - efeito das tecnologias
Educação básica
Ensino a distância
Internet na educação
Tecnologias da informação
Ensino remoto emergencial
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DocenciaTemposPandemia.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons