Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial |
metadata.dc.creator: | AQUINO, Túlioi de Oliveira![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1: | NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-5501-4045 |
Issue Date: | 4-Feb-2022 |
Citation: | AQUINO, Tulio de Oliveira. Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4056. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Keywords: | Educação - efeito das tecnologias Educação básica Ensino a distância Internet na educação Tecnologias da informação Ensino remoto emergencial |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DocenciaTemposPandemia.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License