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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: O sistema modular de ensino em escolas do campo do município paraense de Tomé-Açu: uma pesquisa participante
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Maria Michelle Lima da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Reginaldo dos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2282-8226
Issue Date: 17-Dec-2021
Citation: OLIVEIRA, Maria Michelle Lima da Silva de. O sistema modular de ensino em escolas do campo do município paraense de Tomé-Açu: uma pesquisa participante. Orientador: Reginaldo dos Santos. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4055. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida em 2019, com o objetivo de conhecer e discutir entraves e possibilidades para a promoção de ensino escolar adequado às necessidades educacionais dos educandos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, de quatro escolas de Educação do Campo do município paraense de Tomé-Açu, submetidos ao Sistema Organizacional Modular, ao Regime de Alternância e ao ensino por projetos interdisciplinares. É uma pesquisa pautada pelo método dialético ao buscar discutir e refletir sobre a realidade educacional em território campesino. Dessa forma, norteou-se pelos documentos curriculares oficiais nacionais e municipais. Como resultados alcançados, o estudo pôs em evidência a contextualização do currículo com as vivências dos educandos, dando ênfase nas problemáticas e nas estratégias desenvolvidas para garantir a oferta de um ensino escolar mais útil, viável/possível e contextualizado.
Abstract: This paper presents the results of a qualitative research developed in 2019, with the aim of knowing and discussing obstacles and possibilities for the promotion of school teaching appropriate to the educational needs of students in the last four years of elementary education in four schools of rural education in the municipality of Tomé-Açu, Pará, submitted to the Modular Organizational System, the System of Alternating Cycle and teaching by interdisciplinary projects. It is a research based on the dialectic method to discuss and reflect about the educational reality in rural areas. In this way, it was guided by the official national and municipal curriculum documents. As achieved results, the study highlighted the contextualization of the curriculum with the students' experiences, emphasizing the problems and the strategies developed to guarantee the offer of a more useful, feasible and contextualized school education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Alternância pedagógica
Agricultura familiar
Educação do campo
Pedagogical alternation
Family farming
Field education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu

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